segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como tudo começa...

Vamos dar ínicio a esta aventura...

Muitas vezes me questionei sobre como haveria paciência para alimentar um blogue... Pois está explicado... Um blogue alimenta-se quando existe paixão por alguma coisa e gosto pela escrita!!

Tal como o nome indica, este blog vai falar de ABELHAS!

Aquilo que pretendo partilhar são registos, experiências, dúvidas e tantas outras coisas dignas de serem postadas...

O meu interesse na apicultura surge em Dezembro de 2011, tendo a partir daí "consumido" muita literatura, bem como inúmeros sites com informação importante sobre este tema.

Tal como sempre ouvi dizer... Quem começa com o bichinho das abelhas, nunca mais pára e tem sempre vontade de saber e conhecer mais...

Para além disso, já frequentei um acção de formação de "Iniciação à Apicultura" promovida pela PAMPIMEL (Pampilhosa da Serra), que contou com o apoio da cooperativa LOUSÃMEL, que se realizou nos dias 4 e 5 de Fevereiro de 2012.

A acção de formação foi muito útil, não apenas pela informação prestada, mas também pelo contacto com apicultores experientes.

Não posso deixar de desejar as maiores felicidades à PAMPIMEL que é uma jovem cooperativa na área da promoção do mel e  medronho, que apresentou apicultores experientes e muito disponíveis, que receberam todos os formandos de forma excelente! Parabéns pela iniciativa e um abraço a todos!

Regressado da formação... E como estava com muita vontade de iniciar as lides apícolas comecei o investimento... Comprei uma colmeia (lusitana) povoada a um colega apicultor da zona, que prontamente instalei no meu apiário! Curioso... Já tenho um APIÁRIO! :)



A colmeia adquirida vinha em excelentes condições, bastante forte, sem doenças, com rainha do ano passado, postura muito regular e com boas reservas de mel!

Ainda assim, não vá o diabo tecê-las... O vendedor recomendou que efectuasse o tratamento contra a varrooa, tendo efectuado a primeira fase no dia 6 de Fevereiro.

Como a curiosidade é muita... Todos os dias passo no meu apiário (ehehehehe) para ver o movimento das abelhas, que andam com entradas e saídas frenéticas da caixa apesar do frio que se tem sentido, sobretudo de noite...

Na visita do dia 8 de Fevereiro as coisas não correram bem... Como fui desprotegido e me aproximei demais... Primeira ferradela no pulso esquerdo... Logo 2 dias de pulso e braço inchados... Mas nada que dois anti-estaminicos e umas "esfregas" com Fenistil não tivessem logo resolvido!

Agora, apesar da enorme vontade em abrir a caixa, só o vou fazer no próximo dia 20 de Fevereiro... Está quase! Mas por mim... Abria a caixa todos os dias!! Eheheheh

Vamos ver se o tempo melhora, se o frio abranda e se chove qualquer coisita, para que a vegetação  possa existir em quantidade no verão.

Entretanto vou continuar as minhas pesquisas...

JR

Sem comentários:

Enviar um comentário