domingo, 19 de fevereiro de 2012

Surpresa de Carnaval

Este Carnaval trouxe uma surpresa... Pois é!

Estava eu em casa dos meus pais, a meio da tarde, eis que recebo uma chamada de um amigo meu perguntando se estava disponivel para uma tarefa... Respondo que dependia da tarefa, mas que se estivesse ao meu alcance podia contar comigo.

Vira-se ele... "Então trás roupa velha e vem ter comigo, porque tenho aqui umas colmeias velhas que não sei o que lhe vou fazer e quero limpar aqui um espaço no quintal!! Mas trás roupa velha porque os ratos deram com elas...."

Nem queria acreditar, embora o meu amigo já me tivesse falado nas caixas que tinha la em casa, nunca pensei que a operação de limpeza fosse para tão curto prazo.

Como ele já me tinha dito uma vez que tinha uma caixa, pelo menos, com abelhas... Meti o equipamento no carro e aí vou eu ter com ele! Até ia a "voar"... Eheheeheh

Afinal de contas, se conseguisse aproveitar alguma caixa ou alguma alça, seria material bem vindo, sobretudo porque estou a começar e o material está caro...

Lá cheguei, para tomar conta da "ocorrência"... Já ele andava a acartar caixas com o carro de mão...

Perguntei se as caixas não tinham abelhas e ele informou que apenas uma caixa tinha abelhas a entrar e a sair.

Levou-me até ao local do apiário, onde havia cerca de uma dezena de caixas e mais ou menos o mesmo numero de alças... Pelo aspecto havia algumas caixas já muito deterioradas e outras quase novas.


O apiário estava bem localizado, mas com alguma erva sobretudo nas traseiras, que impedia a abertura das caixas pela parte de trás. Estavam cobertas por uma estrutura com uma lona amarela, com um aspecto um pouco desarrumado, alguns alimentadores nos telhados das caixas cheios de pó, mas à primeira vista havia material com qualidade para recuperar.

Comecei por uma colmeia de mais fácil acesso, comecei a abri-la e quando vejo os quadros.... Nem queria acreditar... Traça até nunca mais acabar!!!

Após verificar com atenção, a traça tomou conta dos quadros, destruindo a totalidade da cera, tendo inclusivamente deixado marcas nos quadros e na própria madeira da caixa e das alças...

Pensei logo... Temos problemas!!!

O meu amigo referiu que as caixas já não eram abertas à mais de 5 anos, logo estava explicada a razão da situação!!

Desta forma, fui desmontando caixa após caixa, e fomos levando o material para um outro espaço onde pudessemos efectuar uma primeira limpeza para retirar a cera traçada e dar uma primeira volta às caixas.

De referir também que apanhei para aí umas duas dezenas de osgas.... Brrrrrrr.... Que bicho mais nojento e ainda por cima grandes e gordas!!! Brrrrr.... Que nojo!

Dentro de algumas caixas também apanhei muitas vespas, incluindo dois vespeiros, que como estavam calmas... Foram de controlo fácil... Experimentaram o peso de um sapato 42... Ehehehe

Deu ainda para abrir a única caixa que estava aparentemente povoada... Estavam a entrar poucas abelhas, mas como elas lá estavam, vesti-me a rigor para observar... E aí vamos nós!

Uma colmeia com muito propolis que dificultava a retirada de quadros, mas com calma e jeito lá fomos indo... Não havia abelhas no cimo dos quadros, logo tudo leva a crer que estava fraca ou quase deserta...

De facto não me enganei... Quadros muito juntos, onde 5 deles estavam repletos de mel e os restantes 5 apresentavam mel nos cantos superiores, polém velho e pouco polén novo, mas não havia criação, nem ovos do dia!


Havia poucas abelhas nos quadros, que não aparentavam estar doentes... Morfologia normal, mas de facto muito poucas para se poder considerar um enxame.

Após observação atenta... Descobri uma coisa que achei estranho... Encontrei a raínha!!


Mas havendo raínha, porque não havia criação??

Não estou certo sobre a minha teoria, mas.... suponho que a colmeia ficou fraca, criou uma rainha (embora não tivesse visto o álvelo real), mas esta não foi fecundada... provavelmente porque nasceu fora de época... Será que estou certo?

Moral da história.... Desfez-se esta caixa, dado que a quantidade de abelhas não justificava sequer a sua transferência e a anormalidade existente levou-me a tomar essa atitude.

Passamos então à fase de transporte de todo o material e de uma primeira limpeza, tendo depois transportado uma parte desse material para casa, para poder proceder a uma limpeza profunda...

Aqui surge uma dúvida muito grande... Como tratar este material, que esteve tanto tempo com criação de traça, mas que apesar das "mordidelas" nos quadros e caixas, se apresenta em tão bom estado??

Já coloquei nos dois foruns de apicultura um post sobre o assunto e... vamos ver o que dizem os apicultores experientes.... Cá para mim, acho que devia ferver todo o material, limpá-lo muito bem e por a secar! Colocar novos arames nos quadros, cera nova e estava pronto a usar... Será assim??

Esta foi só a primeira parte, dado que amanhã terei a segunda parte, ou seja ir buscar o resto do material que ainda está em casa do meu amigo.

Esta noite os sonhos serão sem sombra de dúvida com cera traçada e osgas.... Ehehehehe

Coisa terrivel esta coisa da traça....



2 comentários:

  1. Olá rodrigues,

    Pelo menos material para agora não falta.
    Na minha opinião, acho que devias passar o maçarico pelo material todo, isto no fim de retirar as ceras todas claro (ou só as danificadas, se houver alguma passivel de aproveitar). No fim do maçarico uma lixa para remover alguns residuos da limpeza e depois parrar uma demão de oleo de linhaça para ajudar a conservar um pouco mais a madeira.

    Abraço,
    Luís Moreira

    ResponderEliminar
  2. Luís

    Vou mesmo fazer isso e muito mais...
    O plano passa pelo seguinte: agua a ferver (5 minutos), depois deixar secar... uma passagem com maçarico e vou seguir o teu conselho... uma passagem de lixa e uma demão de óleo de linhaça!!

    Parece que assim não haverá traça que resista!!

    Obrigado pela dica.

    Cumprimentos,

    JR

    ResponderEliminar