quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Visita de rotina

Como o dia estava agradável e porque tinha efectuado tratamento da colmeia para a varroa, fui observar as movimentações na colmeia, para ver como se estavam a portar.

Vesti o equipamento, dado que não pretendo ser apanhado desprevenido mais vez nenhuma e... aí vou eu até ao apiário!

A curiosidade é muita, daí que tenha levado comigo o alicate de quadros, para fazer uma inspecção mais pormenorizada da colmeia.

Quando me aproximei, foi possivel verificar que havia um pequeno pedaço de papel junto à entrada, resultado de muito trabalho das minhas "amigas" que como era de esperar "devoraram" quase na totalidade a tira de tratamento que havia sido colocada à quase duas semanas, daí que existisse naturalmente uma quantidade consideravel de "serradura de papel" na tábua de voo.

Foi com agradável surpresa que verifiquei também uma enorme agitação na colmeia, onde foi possível observar algumas das abelhas com grandes quantidades de polén nas patas, resultado do muito trabalho que têm feito junto dos cardos, malmequeres amarelos e azedas que se encontram na zona.

Abri a colmeia, tendo vindo um odor muito agradável a mel, com muitas abelhas a circular por cima dos quadros, o que indica que há muita criação.

Observando atentamente cada um dos quadros... tenho 4 quadros com criação operculada, ovos do dia e com mel nas pontas... 3 quadros com reservas de mel e pólen... 1 quadro com inicio de cera puxada e... 2 quadros "sob observação" das abelhas.

Mais uma vez não consegui encontrar a raínha, que devia estar bem protegida, mas que continua a fazer um bom trabalho ao nível da postura, com trabalho muito regular.

Observei ainda 2 ou 3 vespas fora da caixa... a rondar a zona... espero que nada se passe com estas visitas, até porque o enxame está forte e estou em crer não as deixarão entrar.

Consegui observar 2 abelhas mortas, junto à colmeia, mas que pela quantidade não me parece preocupante tendo em conta a altura do ano.

Pensei em colocar a segunda tira de tratamento contra a varroa, mas... optei por colocar o resto da tira no cimo dos quadros, deixando para o dia 20 de Fevereiro (se estiver bom tempo!) essa tarefa.

Verifiquei também muito propolis em torno da prancheta de agasalho, que limpei para permitir o fecho adequado da caixa, mas que me levou a pensar no seu aproveitamento... mas só com uma caixa... não se justifica! Um caso a ver no futuro...

Também pelas entradas de polén me lembrei do que tenho lido acerca da colheita de pólen, mas não quero começar a colocar "a carroça à frente dos bois"...

Deixo um filme onde se pode observar o movimento no dia de hoje e algumas abelhas a transportar pólen...


2 comentários:

  1. Olá Rodrigues, bem vindo ao mundo dos "blogs" e das abelhas...
    Como diz, já tem apiario! Agora é preciso aumentá-lo.
    Para já e para alem do tratamento que tem de efectuar a 2ª parte, tem que manter a calma e conter a curiosidade em andar "sempre" a abrir a colmeia. Não esquecer as baixas temperaturas que se vão fazendo sentir, e não esquecer que as abelhas depois vão gartar algumas das suas reservas para voltar a organizar e aquecer o ninho.

    Abraço,
    Moreira

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís

    Muito agradeço a sua visita ao meu blog.
    Agradeço igualmente o seu conselho, que faz todo o sentido.
    De facto admito que tem sido dificil conter o impulso de "espreitar lá para dentro" para ver o que as abelhas andam a fazer... Tudo seria bem mais facil se a caixa fosse em acrilico.... Eheheh

    Abraço
    JR

    ResponderEliminar