quarta-feira, 21 de março de 2012

Captura do Primeiro Enxame

O dia de ontem foi marcante para esta minha experiência no mundo das abelhas...

Na véspera da entrada da Primavera consegui apanhar o meu primeiro enxame!!

A história é simples... Estava no trabalho e rcebo uma chamada do meu pai a informar-me da existência de um enxame no centro da vila onde vivo, tendo-me explicado os pormenores da sua instalação e localização.

Óbvio que a minha vontade era deixar o trabalho, mas não podia!!

Assim que terminei o trabalho fui a "voar" para o sitío onde o meu pai tinha visto o enxame... parei o carro e comecei a observar a tangerineira onde o meu pai me referiu ter visto tão precioso "recurso"...

Quando cheguei não vi nada, tudo muito calmo, não ouvia barulho nenhum e pensei que já tinham ido embora, já que o meu pai me havia dado a notícia cerca das 16.30 horas e eu só consegui chegar às 18 horas ao local...

Como a árvore estava frente a uma casa para venda e dado que não tinha portão, foi possível chegar mais perto da tangerineira, tendo observado de imediato 2 ou 3 abelhas a voar para dentro da árvore.

Uma observação mais atenta permitiu-me ver finalmente o enxame... Lá estava ele... Com o tamanho de um ananás agarrado a um ramo!!

Assim, fui novamente a "voar" para casa buscar o equipamento necessário para a realização da operação nomeadamente um escadote, uma colmeia e os tão necessários (qua agfinal até eram dispensáveis!!!) EPI's - fato+luvas+polainitos.

Chegado ao local, coloquei o escadote debaixo do enxame, parti uns pequenos ramos da tangerineira que podiam  perturbar a operação, peguei na caixa e segurei-a por debaixo do enxame!!

E a surpresa aconteceu... Já tinha lido muitas coisas sobre enxameação, sobre a mansidão das abelhas nessas circunstâncias, sobre o facto de estarem de "barriga cheia" e não atacarem, mas... Não esperava que fosse tão fácil!!! Ainda bem!!

Desta forma, foi só passar a mão pelo enxame que estava preso no ramo e as abelhas caíram todas para o fundo da caixa, sem que tenham levantado voo ou mostrado qualquer agressividade!!

ESPECTACULAR!!

A bem da verdade, o enxame era pequeno, talvez aquilo que se deve designar por uma "garfa", mas muito bem composta, para aí com cerca de 1,5 kg de abelhas.

Realizada a operação de retirada do enxame, coloquei os quadros, tendo utilizado quadros com cera laminada, dado que não tinha quadros velhos, tapei a entrada da caixa com fita isoladora e aí fui eu directo para casa.

Já em casa e dado que os quadros não tinham polén, nem mel, por serem novos, optei por colocar um alimentador com alimento para as abelhas para ver se elas se aguentam na caixa e para as ajudar nestes primeiros tempos a desenvolverem-se.

Cometi um erro, mesmo sabendo que o estava a cometer, ou seja, levei a colmeia com o novo enxame para junto da única colmeia que tenho, dado que não tinha nenhum espaço com suportes adequados para colocar a nova colmeia...

Dizem os apicultores experientes, que se deve deixar as caixas com novos enxames de "quarentena", para avaliar as condições em que o enxame se apresenta, efectuar os tratamentos e depois juntar ao apiário... Vamos ver o que acontece...

Hoje passei de manhã no apiário e o enxame parace ter gostado do espaço, dado que se verificam movimentos de entradas e saídas de abelhas na nova caixa, vamos ver se ficam por lá e se o enxame cresce...

Também foi possível verificar entrada e saída de abelhas de um dos cortiços instalados perto do apiário, o que me deixou bastante satisfeito... Resta saber se essas abelhas são do enxame que apanhei ontem ou se é outro enxame a pretender instalar-se...

A Primavera parece estar a trazer boas notícias, espero que corra tudo bem!!

Lamentavelmente não fiz registo fotográfico da captura do enxame, porque com a pressa deixei o telemovel em casa... Que tristeza... A minha primeira operação de captura não ficou registada para a posteridade!! Eheheh

Saudações Apícolas!!

1 comentário:

  1. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR14 de abril de 2012 às 21:02

    Excelente trabalho João , fico feliz por si por viver essa experiência , eu cada enxame que capturo é sempre a maior alegria .

    Como se encontra o enxame ? nesta altura se as abelhas andam a entrar calçadas na colmeia é porque a rainha fecundou e tudo está como deve.
    Abraços ;)

    ResponderEliminar