quinta-feira, 8 de março de 2012

Novo Apiário??

Belíssimo dia de Primavera que está hoje... E chuva nem vê-la!

Se não tivesse um calendário junto a mim, diria que hoje está um dia de finais de Abril!

Relato aqui mais uma experiência com as abelhas...

Tal como já tinha referido anteriormente, "herdei" um material (caixas e quadros!) que tenho andado a recuperar com a ajuda do meu pai, dado que vinham em péssimo estado devido à entrada da traça.

Como tal, procedi a uma grande limpeza ao material e de seguida fiz a sua passagem por água a ferver dentro de um caldeirão, por forma a matar todos os ovos de traça que ainda por lá estivessem.

Depois disto, comprei tinta de areia e o meu pai encarregou-se de lhes dar um toque de profissional, tendo as caixas ficado como novas.

As caixas e o restante material foi arrumado num barracão provisoriamente, até que esteja pronto, para arrumar em sitio mais adequado.

Então não é que as amigas abelhas descobriram as caixas e o restante material e hoje tomaram conta do barracão???

Extraordinário, até parecia que tinha um apiário dentro do barracão... Ehehehhe

Fica o vídeo, após ter tapado as caixas...




Dado que o meu pai é alérgico à apitoxina e a minha mãe tem medo das abelhas, tive de realizar uma operação de emergência, cobrindo o material com um lençol para evitar que as abelhas tivessem acesso ao material e para desimpedirem o barracão.

Aproveitei para colocar uma caixa no telhado, previamente "tratada" com ABEJAR e um quadro com cera velha, para ver se elas começam a entrar... Acho dificil, dado que elas estão com mais tendência para as caixas recuperadas... Ehehe




Conclusão.... O calor que se faz sentir e o cheiro do mel que ainda existe nas caixas que estou a recuperar atraiu as abelhas de forma completamente inesperada... Pelo menos para mim, que sou um iniciante nesta actividade!!

Provavelmente, um apicultor experiente teria feito outra coisa qualquer, será que se podia ter realizado outra operação e com isso conseguir apanhar um enxame??

Saudações Apícolas!

5 comentários:

  1. Parabens pelo novo Blogue.

    Acredito que pelo video va ter surpresas..varias surpresas durante este mes de marco. Material velho no telheiro deve significar varios enxames no telhado, fumeiro, arvores proximas..

    Cumprimentos,
    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!

    Assim espero! Venham esses enxames!

    Saudações Apícolas

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Mas !!! isso era um enxame a chegar? correcto? apanhou?

    é pá era um enxame a chegar - se era deixava-o entrar e depois mudava-o de sitio

    Saudações Apícolas

    Dário

    ResponderEliminar
  4. Dário

    Podia ser o inicio de um enxame a chegar, mas... a minha pouca experiência e o medo que os meus pais têm de abelhas levou-me naquele momento a tapar o material apícola para as abelas irem embora (estúpido!).... rsrsrsrs

    Se fosse hoje... ESPERAVA PELO ENXAME!!! Eheheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ekekekke

      pois, era!!! mesmo!! paciência!!! fica a experiência - nestas alturas os enxames a chegar normalmente são pacíficos querem é instalar-se na nova casa o mais rápido possível e claro celebrar a NOVA CASA ekekekek


      Com tempo e algum mel ekekkek - tem de desmistificar esse medo ekkeke claro que no caso do seu Pai - é alérgico todo o cuidado é pouco
      Abraço

      Dario

      Eliminar