domingo, 11 de março de 2012

Os primeiros cortiços

Hoje foi mais um dia intenso dedicado às abelhas!!

Da parte da manhã recolhi o resto material que o meu amigo me tinha dado, pelo que "herdei" mais três caixas reversíveis, uma caixa de núcleo, uma série de quadros para ninho e para alças, sete alimentadores, uma grade excluidora de rainha, uma vassoura para quadros, quatro peças anti-formiga e um levanta quadros.

A oferta incluia também três cortiços!!

Ficou assim terminado o trabalho de recolha de todo o material!

Da parte da tarde estive a limpar todas as caixas e quadros, passei todo o material por água a ferver durante algum tempo, para eliminar os ovos das traças.

Como falei com um apicultor experiente que me referiu que só ontem conseguiu apanhar quatro enxames através dos cortiços, estava ansioso e super motivado para colocar também os meus cortiços para testar a minha sorte.

Depois de limpar todo o material, dei um "toque" aos cortiços, que vinham em condições razoáveis, tendo sido possível montá-los ainda no final da tarde!

Aqui ficam as fotos dos dois cortiços já montados, faltando apenas instalar um deles, que ainda não tem tampa.



Os cortiços foram colocados junto a oliveiras, a meio de uma encosta, próximos do apiário existente, orientados para nascente e com as entradas "pintadas" com ABEJAR!

Resta agora saber se as "amigas" gostam dos cortiços e do espaço escolhido, para que consiga apanhar um enxame através desta forma!!

Se conseguir apanhar um só que seja... Já é uma victória!!

Saudações Apícolas!




Sem comentários:

Enviar um comentário