quinta-feira, 12 de abril de 2012

3º ENXAME

Hoje consegui o meu 3º enxame.

A forma como o consegui foi diferente das anteriores, dado que este enxame foi oferecido por um apicultor experiente da minha zona.

O meu gosto pela apicultura levou-me a contactá-lo para recolher alguns ensinamentos, tendo o Sr. Manuel se disponibilizado para me oferecer 2 enxames assim que se iniciasse a época de enxameação.

No inicio de Abril entreguei-lhe 2 caixas completas a pedido dele, tendo-me informado que até meio de Abril deveria efectuar a entrega dessas caixas devidamente povoadas.

Assim, recebi hoje a primeira caixa com um enxame bastante forte que o Sr. Manuel tinha acabado de recolher na floresta.

Estivemos à conversa cerca de uma hora sobre vários aspectos relacionados com as abelhas, para eu aprender mais uns "truques" e qual não é o meu espanto quando me refere que este ano já apanhou cerca de 25 enxames... Isso mesmo... 25 ENXAMES!?!

Tive de perguntar qual o segredo para tanto sucesso nessa área da apicultura e de facto, tal como já sabia, não há nenhum segredo para a captura de enxames. Aliás se existissem segredos ou se fosse algo muito complicado eu próprio não teria conseguido apanhar 2 enxames poucos meses após iniciar a minha actividade apícola.

A quantidade impressionante de enxames capturados pelo Sr. Manuel tem a ver com os muitos cortiços que tem espalhados por diversos locais e que dessa forma facilitam a captura.

Outro factor de sucesso é a colocação dos cortiços em zonas visitadas frequentemente pelas abelhas e um pouco de "perfume" para lhes "abrir o apetite".

Depois há uma boa justificação para este enorme sucesso.... Este apicultor anda sempre na charneca (floresta), percorrendo diariamente muitos km's por estradas de terra. Este factor, quanto a mim, é decisivo para o sucesso....

Já eu.... ando todos os dias em zona urbana, rodeado de casas e edificios por todo o lado, percorrendo alguns km's de estradas de alcatrão e passo muitas horas do dia enfiado num gabinete!!

Assim é dificil ver abelhas... Eheheheheh

Resta dizer que o novo enxame ja está no apiário devidamente alimentado e amanhã pela hora do almoço, se o tempo permitir, vou observar o movimento de entrada e saída de abelhas.

Termino este post com um forte agradecimento ao Sr. Manuel pelo seu gesto, que seguramente o não vai ler por não utilizar a internet, mas aqui fica o registo. Um bem haja e um grande abraço!!

Saudações Apícolas!!

10 comentários:

  1. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR12 de abril de 2012 às 20:20

    Olá amigo João então tudo bem ?
    Já vai no 3ºenxame ! , excelente trabalho , continue assim , abraços ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Samuel!

    Já tenho o 3º enxame do ano, mas este foi fácil de capturar... Eheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ola

    Parabéns mais um!!! --. ekekke nunca chega queremos sempre outro a seguir - é um vicio as abelhas

    abraço ahhhhhhh - Samuel abraço para ti tb


    Dario

    ResponderEliminar
  4. Dário

    É bem verdade que queremos sempre mais... Já começo a ficar desejoso que a chuva e o frio vão embora para ver se apanho mais um enxame ou outro...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR15 de abril de 2012 às 20:16

    Quando o calor voltar de certeza que vai voltar a capturar mais enxames ,
    Dário abraço companheiro ;)

    ResponderEliminar
  6. :) É uma alegria receber-mos mais uma família das nossas queridas amigas no apiário. Parabens por isso e pelo seu entusiasmo . Bem vindo ao grupo dos amigos destes simpáticos e úteis insectos.

    Dinis Pereira. Vou adicionar o seu blog ao meu. Saudações

    http://apiculturaxxl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Sr. Rodrigues, o seu amigo António ainda não o ensinou a fazer um enxame a partir de ovos do dia? Com este método e desde que tenhamos umas colmeias fortes podemos fazer vários enxames. Eu este ano fiz alguns e não fiz mais pq tinha poucas colmeias fortes, mas para o ano estou a pensar fazer muitos mais.
    Saudações apícolas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João

      Sou conhecedor do método que refere para poder fazer crescer o efectivo, no entanto ainda não me foi possivel aplicar essa tecncica de desdobramento de colónias.

      O inverno foi duro para o meu efectivo e iniciaram a primavera com poucas reservas, o que inviabiliza a execução de desdobramentos.

      Sou aprendiz de apicultor, gostava de poder fazer mais experiências com as abelhas, mas prefiro ter 1 colmeia forte, que 2 colmeias fracas e/ou zanganeiras.

      O futuro permitirá fazer crescer o efectivo com outras opções e por agora vou ficando feliz sempre que chegue mais um enxame, independentemente do seu tamanho.

      Saudações Apícolas!!

      Eliminar
  8. Boa noite amigo Rodrigues,
    Eu também sou novo nisto de apicultura, mas tenho aqui um amigo com muita experiência que quando tenho alguma dúvida, é com ele que a vou esclarecer, no entanto este ano já fiz alguns enxames por esse método e confesso-lhe que as rainhas já estão a pôr, em contrapartida apanhei algumas garfas e parte delas não sei o que aconteceu às rainhas algumas desapareceram e agora tenho os núcleos sem mãe, já juntei alguns com outros que tem mãe, assim fica uma caixa mais forte. No próximo ano vou optar por este método de fazer enxames, acho que é muito proveitoso, esse meu amigo só trabalha assim, para além dos enxames que apanha no mato.
    Saudações apícolas

    ResponderEliminar