quinta-feira, 26 de abril de 2012

4º ENXAME

O meu apiário vai crescendo...

No passado dia 24 de Abril, fui ao encontro do Sr. Manuel que me ligou a meio da tarde para ir buscar mais um enxame.

A história deste enxame é igual à do 3º e resulta da boa vontade de um apicultor experiente em ajudar um novato a criar o seu efectivo.

O enxame oferecido resulta de mais uma captura do Sr. Manuel, que mesmo com tempo frio continua a conseguir apanhar enxames!!

Para mim fazia-me um pouco de confusão a captura de tantos enxames com tempo frio, mas finalmente percebi a estratégia... Segredo!! Rsrsrsrsrsr

É por estas razões que é importante o contacto com apicultores experientes.

Moral da história, em pouco mais de uma hora, ganhei mais um enxame, visitei um dos apiários do Sr. Manuel e diga-se de passagem... Dá gosto ver um apiário tão bem cuidado e tão bem povoado, neste caso com mais de 25 enxames e todos deste ano!!

Para além da visita ao apiário ainda visitei a oficina onde faz e recupera material, bem como todas as tarefas inerentes à prática apícola... mais uma vez fiquei impressionado pela dedicação que este senhor coloca nas abelhas!!

Aprendi mais umas dicas e uns truques e saí feliz da vida por poder manter uma conversa sobre apicultura com um apicultor muito experiente!! Sinal que as minhas (muitas) horas de leitura estão a produzir efeito e que estou a assimilar conhecimentos!!

O novo enxame foi colocado logo nesse dia no apiário, para que na manhã do dia 25 de Abril as abelhas se sentissem no novo espaço e em liberdade como convém, ainda para mais no DIA DA LIBERDADE!

Ainda conseguiram sair um pouco de manhã, mas a tarde foi para esquecer com tanta chuva e vento!

Como o tempo não está famoso e não sei se o novo enxame vai conseguir sair em condições nos próximos dias, optei por dar alimentação artificial para ver se as "meninas" se aguentam na nova casa.

Em suma, o meu apiário já conta com 5 enxames, 3 deles com bom efectivo e 2 deles resultam das minhas primeiras capturas, e estão mais fracos em termos de abelhas.

Seria bom que o tempo melhorasse para poder inspeccionar os 5 enxames, para ver como estão a evoluir, estando particularmente curioso para ver o que se passa com os enxames que apanhei e que estão mais fracos...

Se já tivesse as caixas a funcionar em pleno retiraria uns quadros com criação e reforçava os 2 enxames que capturei, mas como tou no ínicio.... Vou ter de os "manter a soro" e esperar que exista rainha fecundada e criação a desenvolver-se... Não calhava nada bem ter os meus dois primeiros enxames capturados zanganeiros.... :(

Termino deixando o meu agradecimento ao Sr. Manuel por me ter oferecido o 2º enxame e por me ter dado umas dicas sobre a actividade!!

Saudações Apícolas!!

2 comentários:

  1. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR7 de maio de 2012 às 22:21

    Muito bom João !
    É uma boa pessoa de facto esse senhor ;)
    O enxame é primário ou secundário ?
    Seja como for é bom tanto um como outro :)
    Recentemente também capturei uns enxames , 2 deles primários e algumas garfas , parece impossível porque o tempo não está certo nem tem feito calor e eles continuam a sair à maluca ...

    Faça conta de um dia destes eu oferecer-lhe também um ou mais enxames , é só aguardar ... ;)
    Digo isto porque de momento começo a não ter material disponível para tanto enxame ,

    Completei o objectivo que eu tinha para este ano que era chegar a um número de enxames que pensava que não iria conseguir mas que pelos vistos correu melhor do que estava a pensar ... Assim como não quero mais enxames para este ano o que posso fazer é oferecer aos amigos :)

    Abraços João ;)

    ResponderEliminar
  2. Samuel, boas!

    De facto o Sr.Manuel é muito boa pessoa e um grande apicultor!

    Fico feliz por saber que já atingiste o teu objectivo em numero de enxames para este ano!!

    No meu caso, como ainda tenho material disponivel e porque continuo apostado em reforçar o número de colmeias estou receptivo à tua oferta e continuo esperançado em apanhar mais um ou outro enxame este ano... Vamos ver!!

    Abraço

    ResponderEliminar