segunda-feira, 14 de maio de 2012

JÁ CHEGOU O 5º ENXAME!!

Depois de um dia complicado de carochos (escaravelhos!) recebi uma recompensa no passado sábado... O meu quinto enxame do ano!!

Tal como se previa, o novo enxame foi alojar-se no material que tenho armazenado num barracão, depois de lutas intensas que duraram cerca de 2/3 dias entre abelhas "batedoras".

O enxame chegou cerca das 13 horas, tendo os meus pais assistido ao "espectáculo"...

Mais uma vez perdi a chegada das abelhas, mas a grande nuvem deixou assustados os meus pais e um vizinho que se aperceberam da sua entrada no espaço.

Afinal de contas também não era dificil perceber a sua chegada, já que o enxame foi pouco "discreto" e segundo os relatos dos meus pais e do vizinho, fazia um barulho impressionante e provocou sombra à sua passagem, tendo tapado completamente o sol... "Ficou tudo escuro como se fosse noite" diziam eles!!

As abelhas "colaram-se" a uma tampa de agasalho, dado que o buraco se encontrava aberto, tendo sido fácil colocá-lo na caixa definitiva, que levou quadros com ceras novas.

A operação não foi tão rápida como o desejado, dado que o enxame era grande e houve muitas abelhas que levantaram aquando da transferência, tendo-se espalhado pelo diverso material que se encontra armazenado no barracão, que por ser usado ainda cheira a mel, apesar de ter sido todo limpo.

Fica o video que mostra a acomodação do enxame na caixa definitiva...




Entretanto ontem já chegaram mais abelhas batedoras ao local e estou em crer que ainda consigo tirar lá mais um enxame este ano!!

Saudações Apícolas!!

4 comentários:

  1. .... Parabéns ekekeekk

    Saudações Apícolas

    Dário

    ResponderEliminar
  2. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR14 de maio de 2012 às 21:39

    Fantástico João , Como vê eu não me enganei lol
    Tem ai um enxame enorme , um exelente enxame Primário .
    Parabéns e um abraço ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem ai para esse lado enxames é o que não falta..

    É mesmo de Santarém?

    Eu trabalho em Santarém e nem imagina que havia tanta coisa dessas por aqui :)

    Abraço

    Daniel Caetano

    ResponderEliminar
  4. Daniel

    Sou de perto de Santarém!

    Mas a zona da lezíria, como com certeza sabe, não tem apenas campos de agricultura, também tem muita floresta em zonas de interior e mais afastadas do Rio Tejo!

    Existe muita charneca ribatejana, com eucalipto, sobreiro, pinheiro, entre outras espécies...

    A zona da lezíria é óptima para as abelhas e há de facto muitos enxames.

    A título de curiosidade, posso dizer-lhe que conheço um apicultor que este ano já consegui apanhar mais de 80 enxames e ainda estamos a meio de Maio...

    Saudações Apícolas!

    ResponderEliminar