sexta-feira, 4 de maio de 2012

PRODUÇÃO DE MEL 2012

A chuva continua...

Não choveu na altura devida, sobretudo nos meses de Dezembro a Fevereiro, pelo que estava bem de ver que ela teria de chegar em qualquer momento...

Parece que a sua vinda tardia está a afectar muitas actividades, de entre as quais destaco a apicultura, por neste momento estar a iniciar a minha actividade e a dar os meus primeiros passos.

De facto não podia ter escolhido pior ano... Tem sido um ano atipico, com muito calor desde Dezembro até Fevereiro, onde parecia estarmos já na Primavera, mas a chuva aí está,  persistente e a querer ficar por mais algum tempo.

Não sei se esta chuva vai melhorar as condições da flora local, tendo em conta que vem fora de tempo, mas com certeza diminuirá os efeitos da seca que estavamos a atravessar.

Já não tinha grandes expectativas de fazer a  cresta no primeiro ano de actividade, mas se as coisas não melhorarem com estas chuvas, vou ter mesmo de experimentar o sabor do mel das minhas colónias só para o ano de 2013...

Acho que vou preferir deixar as minhas colónias com reservas suficientes para passarem o Inverno, do que crestar uns poucos quadros de mel e ter de andar todo o defeso a alimentá-las...

Vamos ver como evoluem, mas as notícias que vou recebendo não são famosas!!

Deixo link com notícia que passou ontem na RTP sobre a produção de mel em 2012...

http://www.rtp.pt/noticias/?article=550281&layout=122&visual=61&tm=8&

Há que manter a calma e aguardar...

Saudações Apícolas!!



5 comentários:

  1. O homem de Deus, tenha calma que ainda estamos em Maio!,
    O junho hà-de chegar e se hà de ir mas ao entrar Julho o seu pote de mel hà de la estar pra vir...olhe que os velhos nao se enganam.
    No ano passado, um enxame de inicio de junho encheu todo um ninho Lusitano e ainda me deu uns 8Kg la para casa. Vai muito a tempo!
    Importante é ajuda-las como possa e saiba :)

    abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  2. Boas

    Assim espero!

    Se correr bem este ano, haverá a primeira cresta com certeza!!

    Cumpts

    Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR5 de maio de 2012 às 08:38

    Olá amigo , bem... o que disse é verdade , infelizmente a Apicultura não está muito famosa em algumas partes do País , mas na nossa zona , existe muita boa floração , até existe mais do que no ano passado por volta desta altura, se parar de chover vai ver que elas vão produzir muitos quilos de mel , é preciso é vir bom tempo :)

    ResponderEliminar
  4. Samuel

    Assim espero! Venha de lá esse bom tempo e os quilos de mel...

    Abraço

    Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Olá!!


    Calma há que ter fé!!!! as suas abelhas vão recompensá-lo com muitos potes de mel - afinal dá-lhes carinho e casa nova!!!! ekekeek
    O ano vai digamos assim, diferente do habitual - atípico para usar a suas palavras.

    - Abril águas mil talvez aí para o sul Abril e Maio n seja tão chuvoso como aqui no norte...

    Mas esta chuva que caiu com muita abundância no mês de Abril veio repor a humidade necessária nos solos como tal a floração será mais forte e mais duradoura, logo mais entrada de néctar nos enxames lógico se estiverem com força para o recolher..

    Quanto ao ano em curso como principio de actividade apícola encare de outra forma por ser um ano mais difícil só lhe tratará mais experiência e um valor acrescentado no maneio apícola para o futuro.


    Dário
    Abraço

    ResponderEliminar