domingo, 27 de maio de 2012

VISITA DE ROTINA

No passado dia 26 de Maio fui inspeccionar as colmeias e não fiquei desiludido com o que vi, de forma global as coisas parecem estar a correr bem!!

De forma geral observei alguns escaravelhos a tentar entrar nas caixas, que ficam presos nas grelhas, mas também encontrei alguns no seu interior, que obviamente fui eliminando.

De resto...

O primeiro enxame está a evoluir muito bem, com uma meia alça completamente cheia de mel e a alça que coloquei para funcionar como sobreninho tem um quadro cheio de criação operculada e ovos do dia, estando os restantes quadros com pólen e algum mel.

As duas garfas que apanhei (1º e 2º enxames) estão a evoluir muito bem, após a operação de junção, havendo muita criação, mas continuam apenas com o ninho.

Nos últimos dois enxames capturados as coisas também estão a evoluir bastante bem, já com criação em vários estádios e com postura bem regular, tendo colocado sobreninhos, para que não haja bloqueios no ninho.

Neste momento a minha principal preocupação centra-se com um dos enxames oferecidos, dado que um deles está em perfeitas condições e já levou o sobreninho.

O enxame que me preocupa parece estar ZANGANEIRO.....

É um enxame com muito gado, algum mel e pólen, mas não foi possivel observar ovos do dia... No entanto existem larvas (poucas!), em sítios dispersos e em vários quadros... Existe criação operculada, mas com operculos muito altos, que me parecem ser todos de zangão...

Nesta colmeia há muitissimos zangãos... muitos mesmo!! Mais do que em qualquer outra caixa que possuo!!

Quando à cerca de 15 dias abri a caixa verifiquei a formação de duas realeiras a meio de um dos quadros, mas ainda vazias.

Desta vez, essas realeiras parecem já ter cumprido a sua tarefa, estando uma delas aberta na ponta do bico e outra aberta lateralmente... Que a julgar pelo que vou lendo, deve ter originado o desenvolvimento de uma nova rainha, tendo a outra sido eliminada... Será que foi assim??

Fica a foto do que observei ontem...


A questão com que me deparo neste momento é se esta realeira irá dar uma boa rainha ou não?

Como não quero que a colmeia fique zanganeira e como não vi a rainha nova, optei por colocar um quadro com criação em vários estados (incluindo ovos do dia!) que retirei de outra colmeia, não vá dar-se o caso da coisa não correr bem com esta rainha nova...

Será que fiz bem?? Será que era necessário??

Vamos ver o que acontece com esta colmeia...

Entretando deve estar a chegar novo enxame ao barracão.... Ehehehehe.... Abençoado barracão para apanhar enxames... As abelhas "batedoras" já lá andam desde sábado, hoje intensificaram o movimento e creio que lá para segunda ou terça-feira deve chegar mais um enxame... Eheheehehheh

Saudações Apícolas!!

2 comentários:

  1. Fez bem em colocar o quadro. Mas o que é mais provavel é ter uma rainha fecundada que ainda nao poe. Se esse for o caso, essa rainha nao deve ser sacrificada em julho, pois as melhores rainhas sao as que resultam de mestreiros de substituicao.
    Atencao ao primeiro enxame, pois pelo que descrece pode muito bem dar-lhe na bolha e enxamear. O melhor seria promover ja a substituicao de mestra ou prender a actual durante uma semana numa gaiolinha e aquando da solta colocar limitar a postura ao ninho. Ovos desta altura do trabalham em Agosto..
    Se tem a alca cheia, coloque nao uma, mas sim duas. Elas precisam de espaco para evaporar nectar, mesmo que nao encham tudo.

    Cumprimentos,
    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  2. Afonso

    Obrigado pelas dicas!

    Cumpts

    Rodrigues

    ResponderEliminar