terça-feira, 10 de julho de 2012

CRESTAR OU NÃO CRESTAR??

Passou mais de um mês desde a ultima postagem aqui no blog...

O facto de não ter escrito no último mês não significa que não continuo a trabalhar ou que o interesse pela actividade diminuiu... Muito pelo contrário!!

Entretanto continuo a visitar quinzenalmente as minhas "amigas", que se encontram a trabalhar normalmente!

Já enviei a minha primeira declaração de existências, que é obrigatória por lei para todos os apicultores registados.

Continuo a efectuar essa operação via CTT, com envio dos documentos em triplicado, recebendo ao fim de poucos dias um dos exemplares devidamente assinado e carimbado, o que faz prova de entrega!!

Esta operação levou-me a reflectir sobre os motivos que levam os serviços de veterinária a não possuirem um sistema mais fácil e rápido para registo de efectivos apicolas ou até mesmo para o registo inicial de apicultor...

Ora num momento em que tudo se pode fazer através da internet, porque não apostar também num serviço electrónico para esta área??

Bem, mas adiante....

Neste momento debato-me com uma dúvida / problema.... CRESTAR ou NÃO CRESTAR????

Passo a explicar....

Actualmente tenho 6 colmeias, mas apenas uma delas tem mel em condições para efectuar a cresta, já que as outras 5 resultam de capturas de enxames deste ano!!

A minha dúvida / problema é se se justifica investir num extractor de mel para crestar 10 quadros de uma meia alça?

Atendendo às condições actuais de desenvolvimento do meu apiário, bem como dos preços praticados para equipamentos de extracção de mel, parece-me que este ano não vai haver cresta nas Abelhas da Lezíria!!

Assim irão ganhar com isso as abelhas da minha primeira colmeia que terão reservas mais que suficientes para passarem o inverno e com sorte ainda alimentarão outras colmeias!

Saudações Apícolas!!

7 comentários:

  1. Tire todo o mel operculado! este é o meu conselho.
    Depois, num dia de calor espreme tudo manualmente, tal como se estivesse a amassar pao. Basta que depois coloque um passador de inox e 2kg de cada vez. E voila, arranja mel para o inverno!, bem mais saboroso que por centrifugacao.
    La para o meio de agosto, se necessario, oferece-lhes 1kg desse mesmo mel diluido em 1l de agua aos enxames mais fracos e atrasados.
    Entretanto, quando retirar a meia alca esprema meio limao sobre cada colmeia(sobre o ninho)..o acido citrico faz maravilhas!!

    Abelhasdoagreste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas!

      Saudações Apícolas!!

      Eliminar
    2. Olá Sr Rodrigues:)

      Quanto a dúvida tb acho creste e o método é fácil e saboroso ekek
      .....e quanto à compra.. até lhe vendia um manual mas sou de longe.. mas com o seu "vicio" gosto pelas abelhas de certeza que um manual não lhe vai trazer vantagens no futuro... :):)

      Sr Abelhas do agreste - desculpe a pergunta e ser por aqui mas qual a mais valia do ácido cítrico depois da cresta?!!! como sugere criação?!!!! Varroa?!!! Obrigado
      Saudações Apicolas

      Eliminar
  2. o melhor é pedir a um apicultor vizinho ou raspar os quadros com um garfo e filtrar o mel assim não se estraga a cera. eu também gostava de saber para que serve o limão

    ResponderEliminar
  3. A varroa e o àcido citrico nao sao propriamente os melhores amigos! assim, elas irao lamber-se umas às outras e a evaporacao de cerca de 30ml por ninho originara o que se espera na queda de muitas das varroas que nao estejam seladas na cria.


    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Afonso!

    Estamos sempre a aprender!

    Saudações Apícolas!

    ResponderEliminar