domingo, 22 de julho de 2012

DECISÃO TOMADA……. VOU CRESTAR!!


No meu último post tinha deixado uma dúvida, se havia ou não efectuar a cresta.

Pois bem, a minha visita deste fim de semana e as pesquisas que tenho efectuado levaram-me a tomar a decisão de crestar este ano.

Afinal de contas tenho uma colmeia que está mesmo a “pedi-las”… Foi a minha primeira colmeia com que iniciei o apiário em Fevereiro deste ano.

Foi uma colmeia lusitana que adquiri, na qual comecei por colocar uma meia alça, que ficou completamente cheia e onde notei a presença de ovos do dia numa fase inicial…. Isso levou-me a criar um sobreninho, tendo colocado a meia alça mais acima, dado que já se encontrava quase completa com mel.

Essa colmeia está com o sobreninho quase repleto de mel, onde a rainha usou apenas o quadro central para efectuar postura, que já nasceu, estando também ele a ser já ocupado com mel.

A minha ideia aponta para a cresta da meia alça na totalidade (8 quadros) e eventualmente mais 1 ou 2 quadros do sobreninho, deixando o restante como provisões para o inverno desta colmeia ou de outra que venha a precisar de reforço alimentar, para evitar a alimentação artificial.

Estou em crer que com a cresta conseguirei cerca de 15 a 20 kgs de mel, mas vamos ver…

Aqui fica a imagem de um quadro de meia alça, com um aspecto belíssimo!!



E a imagem da meia alça, com 8 quadros que irá ser totalmente crestada…



Resta acrescentar que encontrei um colega apicultor, que me vai vender um extrator manual de 3/6 quadros em muito bom estado, que estou em crer me dará para os próximos 2/3 anos, se o crescimento da minha actividade apícola se mantiver dentro do que espero!

Nesta minha visita deparei-me também com uma situação que já estava mais ou menos a contar e que teve a ver com cera derretida nos sobreninhos….


Esta situação deveu-se à minha inexperiência, já que optei por colocar sobreninho nas colmeias com os enxames deste ano, para lhes dar espaço e na esperança que ainda subissem ao sobreninho… Puro engano!!

O sobreninho foi colocado no final de Maio, altura em que a floração já decrescia e em que o calor se começava a sentir com intensidade… Bem que o meu fornecedor de material me deixou a dica e dizia “Não sei se ainda vai encher essas…!?”. E tinha toda a razão!!

Mas é com erros destes que aprendemos!

De resto tudo se mantém dentro da normalidade, com os novos enxames já com algumas reservas, mas o enxame que esteve zanganeiro está um pouco mais atrasado.

Aproveito para agradecer a todos os leitores do blog as dicas que foram dando e as mensagens que me enviaram sobre a dúvida que tinha em relação à cresta.

Resta ir buscar o extrator e pôr mãos à obra… Espero que no próximo fim de semana já possa relatar a experiência da minha primeira cresta.

Saudações Apícolas!!

2 comentários:

  1. Se os ninhos estiverem bloqueados com mel, mais vale retirar algum desse mel (1 quadro por ninho bloqueado) e dar um so com cera laminada ou parcialmente puxado de um sobreninho na zona central. Nao existindo floracao os sobreninhos nao fazem falta e podem ser tirados(bem como o mel neles contidos). Depois gaste 1kg de acucar por semana com 1litro de àgua e faca um comedouro a uns 20m das colmeias afim de evitar roubos. Durante umas 4 semanas pelo menos. Tira mais uns kgs de mel, prepara as abelhas para estarem fortes no fim do verao, e sai barato!
    P.S. - cuidado que as formigas vao ao comedouro, e pode barrar uma dedada de mel nos bordos do mesmo so para atrair as abelhas. :)

    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar