terça-feira, 24 de julho de 2012

MEL AJUDA BOMBEIROS

Num momento crítico em termos de incêndios e depois da calamidade que se tem verificado este verão em tantos locais do nosso país, sendo os mais mediáticos a Madeira e o Algarve, eis que surge uma foto que não poderia deixar de partilhar, vinda dos Bombeiros Voluntários da Batalha....



Parece que o mel foi um alimento importante para este bombeiro, que certamente já se encontrava a combater o incêndio à muito tempo, estando ele próprio a "ficar sem provisões", tendo por isso que se socorrer das provisões das nossas amigas.

Um bem haja e um forte agradecimento a todos os bombeiros pela coragem e pelo trabalho em prol da defesa das populações.

E já agora um forte abraço de solidariedade para todos os colegas apícultores que perderam colónias e que viram os "pastos" das suas abelhas completamente dizimados por estes terríveis incêndios.

Saudações Apícolas!!

domingo, 22 de julho de 2012

DECISÃO TOMADA……. VOU CRESTAR!!


No meu último post tinha deixado uma dúvida, se havia ou não efectuar a cresta.

Pois bem, a minha visita deste fim de semana e as pesquisas que tenho efectuado levaram-me a tomar a decisão de crestar este ano.

Afinal de contas tenho uma colmeia que está mesmo a “pedi-las”… Foi a minha primeira colmeia com que iniciei o apiário em Fevereiro deste ano.

Foi uma colmeia lusitana que adquiri, na qual comecei por colocar uma meia alça, que ficou completamente cheia e onde notei a presença de ovos do dia numa fase inicial…. Isso levou-me a criar um sobreninho, tendo colocado a meia alça mais acima, dado que já se encontrava quase completa com mel.

Essa colmeia está com o sobreninho quase repleto de mel, onde a rainha usou apenas o quadro central para efectuar postura, que já nasceu, estando também ele a ser já ocupado com mel.

A minha ideia aponta para a cresta da meia alça na totalidade (8 quadros) e eventualmente mais 1 ou 2 quadros do sobreninho, deixando o restante como provisões para o inverno desta colmeia ou de outra que venha a precisar de reforço alimentar, para evitar a alimentação artificial.

Estou em crer que com a cresta conseguirei cerca de 15 a 20 kgs de mel, mas vamos ver…

Aqui fica a imagem de um quadro de meia alça, com um aspecto belíssimo!!



E a imagem da meia alça, com 8 quadros que irá ser totalmente crestada…



Resta acrescentar que encontrei um colega apicultor, que me vai vender um extrator manual de 3/6 quadros em muito bom estado, que estou em crer me dará para os próximos 2/3 anos, se o crescimento da minha actividade apícola se mantiver dentro do que espero!

Nesta minha visita deparei-me também com uma situação que já estava mais ou menos a contar e que teve a ver com cera derretida nos sobreninhos….


Esta situação deveu-se à minha inexperiência, já que optei por colocar sobreninho nas colmeias com os enxames deste ano, para lhes dar espaço e na esperança que ainda subissem ao sobreninho… Puro engano!!

O sobreninho foi colocado no final de Maio, altura em que a floração já decrescia e em que o calor se começava a sentir com intensidade… Bem que o meu fornecedor de material me deixou a dica e dizia “Não sei se ainda vai encher essas…!?”. E tinha toda a razão!!

Mas é com erros destes que aprendemos!

De resto tudo se mantém dentro da normalidade, com os novos enxames já com algumas reservas, mas o enxame que esteve zanganeiro está um pouco mais atrasado.

Aproveito para agradecer a todos os leitores do blog as dicas que foram dando e as mensagens que me enviaram sobre a dúvida que tinha em relação à cresta.

Resta ir buscar o extrator e pôr mãos à obra… Espero que no próximo fim de semana já possa relatar a experiência da minha primeira cresta.

Saudações Apícolas!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

CRESTAR OU NÃO CRESTAR??

Passou mais de um mês desde a ultima postagem aqui no blog...

O facto de não ter escrito no último mês não significa que não continuo a trabalhar ou que o interesse pela actividade diminuiu... Muito pelo contrário!!

Entretanto continuo a visitar quinzenalmente as minhas "amigas", que se encontram a trabalhar normalmente!

Já enviei a minha primeira declaração de existências, que é obrigatória por lei para todos os apicultores registados.

Continuo a efectuar essa operação via CTT, com envio dos documentos em triplicado, recebendo ao fim de poucos dias um dos exemplares devidamente assinado e carimbado, o que faz prova de entrega!!

Esta operação levou-me a reflectir sobre os motivos que levam os serviços de veterinária a não possuirem um sistema mais fácil e rápido para registo de efectivos apicolas ou até mesmo para o registo inicial de apicultor...

Ora num momento em que tudo se pode fazer através da internet, porque não apostar também num serviço electrónico para esta área??

Bem, mas adiante....

Neste momento debato-me com uma dúvida / problema.... CRESTAR ou NÃO CRESTAR????

Passo a explicar....

Actualmente tenho 6 colmeias, mas apenas uma delas tem mel em condições para efectuar a cresta, já que as outras 5 resultam de capturas de enxames deste ano!!

A minha dúvida / problema é se se justifica investir num extractor de mel para crestar 10 quadros de uma meia alça?

Atendendo às condições actuais de desenvolvimento do meu apiário, bem como dos preços praticados para equipamentos de extracção de mel, parece-me que este ano não vai haver cresta nas Abelhas da Lezíria!!

Assim irão ganhar com isso as abelhas da minha primeira colmeia que terão reservas mais que suficientes para passarem o inverno e com sorte ainda alimentarão outras colmeias!

Saudações Apícolas!!