sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

1º ANIVERSÁRIO DO BLOG

Como o tempo passa rápido….

Parece que foi ontem que comecei esta aventura de criar e alimentar um blog e já passou um ano!!

Durante este ano de actividade como aprendiz de apicultor aconteceram muitas coisas boas, mas também coisas más, tendo guardado de todas elas a experiência passada, que certamente trará ganhos no futuro.

Comecei a actividade apícola e o blog em Fevereiro de 2012, com apenas uma colmeia, tendo chegado a ter seis colmeias no inicio do Inverno… No entanto, um problema com traça, uma colmeia zanganeira que não foi possível recuperar e uma alimentação inadequada fizeram reduzir o efectivo para as actuais duas colmeias.

Com todas as ocorrências verificadas ao longo do primeiro ano nesta actividade, fica para mim bem patente que criar abelhas não é a mesma coisa que ter um cão ou um gato… As nossas amigas são exigentes e o ano de 2013 será seguramente diferente!!

Em jeito de balanço sobre a criação do blog, onde fui relatando o meu contacto e experiências vividas em torno da apicultura, foi para mim muito gratificante e até surpreendente que o mesmo, apesar de recente, tivesse tantas visitas ao longo do ano.

O blog conta já com mais de 12 000 visitas, o que significa que teve uma média de 1 000 visitantes por mês, de onde se destacam as visitas de portugueses, com cerca de 10 500 visitas, havendo no entanto visitas de outros países um pouco por todo o mundo, com especial relevo para o Brasil, Estados Unidos da América, França, Alemanha, Luxemburgo, Rússia, Moçambique, Espanha, Suiça, entre tantos outros.

Assim, resta-me agradecer a todos quantos têm visitado este espaço, esperando poder continuar a receber as Vossas dicas e truques, que seguramente me ajudarão a melhorar o meu maneio apícola.

Como estamos na altura da floração da fava, aqui fica o registo das nossas amigas a aproveitar essa planta…



Saudações Apícolas!!

5 comentários:

  1. Entao ca vai uma dica, directamente de Johannesbourg!

    Caso os enxames tenham boas reservas e a populacao razoavel, vai-lhes tirar um quadro de mel(posicao 1 ou 10) e desloca outros 3 ou 4 de forma a poder colocar um de cera puxada ou estampada mesmo no centro da criacao. Assim em 25 a 26 dias tera as colmeias prontas a multiplicar e talvez mesmo celulas reais, pois assim que essa cria nascer fica com os enxames a abarrotar de rapaziada.

    Note que so deve fazer isto com temperatura adequada(15C de dia e pelo nenos 8 de noite), e vendo o estado do tempo para o par de dias seguintes, garantindo um par de dias de colheita de néctar.

    Em caso de a populacao se reduzida, faz apenas o seguinte; Gira o quadro central de criacao em 180o. Isto vai aumentar ligeiramente a àrea de criacao. Faca 3 ou 4 cortes no mel operculado(caso tenha bastante) afim de dar um pouco de dinamica à colonia!

    Cumprimentos,
    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  2. FELIZ ANIVERSÁRIO !!!

    Caro João Rodrigues

    Votos de boa continuação na exploração apícola e nas Abelhas das Lezíria, de facto um ano ainda é muito pouco mas também não foi preciso muito para se perceber que vem aí "coisa séria"
    Gosto bastante de vir aqui, há sempre novidades interessantes

    Forte abraço
    Joaquim Pifano

    ResponderEliminar
  3. Boas João,
    Parabéns pelo Blog. Muito agradável ler as aventuras e experiências que por aqui vai relatando.
    Promete. Espero que 2013 lhe corra pelo melhor.

    Abraço,
    Bruno



    ResponderEliminar