quarta-feira, 17 de abril de 2013

COMEÇOU A ENXAMEAÇÃO NA LEZÍRIA


Depois de quase seis meses de chuva ininterrupta, finalmente o bom tempo, com sol e calor, que obviamente ajudam nos trabalhos apícolas e no desenvolvimento dos enxames.

Confesso que já começava a ficar ansioso pela chegada do bom tempo, dado que com ele chega o momento da saída de enxames, que espero sejam em grande quantidade, de forma a reforçar o meu efectivo.

É certo que todos os apicultores gostam de apanhar enxames e muitas são as discussões sobre a melhor forma de os apanhar, havendo muitos segredos e muitas fórmulas anunciadas para que se consigam fazer capturas.

Há quem simplesmente use produtos que se vendem nas lojas da especialidade, á base de creme ou spray (o tão conhecido ABEJAR!!) que utilizam em caixas novas, caixas velhas e cortiços, havendo inclusivamente alguns apicultores que criam caixas especificas para esse fim, onde são igualmente usados esses produtos.

Existem ainda apicultores que costumam esfregar as caixas com ervas de cheiro (rosmaninho, alecrim, entre outros…), para que dessa forma consigam atrair as abelhas.

No meu caso, que sou aprendiz de apicultor, há três premissas determinantes para que se consigam apanhar enxames que também não são novidade, mas que alguns “caçadores” às vezes se esquecem, nomeadamente: bom tempo, local frequentado por abelhas e caixas usadas.

A constatação anterior deve-se ao facto de não ser expert nesta área, mas sem grande dificuldade já consegui apanhar vários enxames no ano passado e já apanhei o meu primeiro este ano, sem que para isso tivesse que ser um génio da criação ou um inventor de referência.

A quase totalidade de enxames que capturei o ano passado, fi-lo sempre da mesma forma, bastando retirá-los de material apícola que se encontrava armazenado.

Todo o material apícola que não estou a utilizar (caixas, alças e quadros) está arrumado num anexo do quintal, que tem a frente totalmente aberta, permitindo o livre acesso das abelhas, que como é natural procuram esse material para alguma recolha do que possa existir em termos de mel ou própolis, bem como para se “arrumarem”.

Logo, sem grande esforço ou sacrifício, sem grandes invenções ou criações e sem qualquer risco físico, vou recolhendo os meus enxames, que para a minha pequena dimensão, são sempre um enorme estimulo e satisfação.

Depois de um fim de semana de visitas por parte das abelhas ao material armazenado, ontem chegou o primeiro enxame de 2013!!




Este enxame, curiosamente, apesar de ter muitas opções para se alojar no material armazenado, optou por ficar na rua, agarrado a um vaso de flores.

Parece um enxame bem razoável, que encheu um núcleo por completo e que já se encontra no apiário, esperando que o seu desenvolvimento aconteça dentro da normalidade.

Tendo em conta o atraso nas florações vou alimentá-lo nestes primeiros tempos, para que o seu desenvolvimento não seja posto em causa.

Esperemos que este seja o primeiro de muitos do ano 2013.

Saudações Apícolas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário