quinta-feira, 6 de junho de 2013

ALTERAÇÕES PARA O VERÃO…

Durante estes dias mais quentes tem sido possível observar uma grande acumulação de abelhas na entrada das colmeias, o que dificulta o seu acesso ao interior da caixa, aglomerando-se não apenas na tábua de voo, mas também na frente da colmeia, coladas à parede exterior.

A meu ver esta situação verifica-se por dois motivos… Aumento de temperatura dentro da colmeia, o que origina a saída de abelhas para o exterior e por outro lado a existência de carochos / besouros pretos, que tentam passar através da grelha para aceder ao mel.


Confesso que o ano passado, no meu primeiro ano nesta actividade, fiquei bastante preocupado com a presença destes bicharocos, já que tentavam persistentemente “assaltar” as colmeias, chegando os mais pequenos a conseguir ultrapassar as grelhas e a alojarem-se dentro das colmeias, encontrando-os algumas vezes propolizados e outras vezes ainda vivos, a alimentarem-se do mel.

Este ano, seguindo a sugestão e conselho de alguns colegas, optei por efectuar a retirada das grelhas de entrada nas colónias mais fortes, de forma a eliminar a acumulação de abelhas na entrada das colmeias.


Espero com isso eliminar o “engarrafamento” das trabalhadoras, sendo certo que para além do contentamento delas, também os carochos / besouros têm a vida facilitada e via verde para aceder ao mel… Esperemos que tudo corra pelo melhor e que a alteração efectuada resulte em pleno.

No dia em que retirei as grelhas de entrada, numa das colmeias reparei um grande volume de abelhas num dos cantos, mas na parte de dentro, que obviamente me chamou a atenção…

Analisada a situação e afastadas as abelhas, qual não é o meu espanto quando me deparo com um insecto já morto, que as abelhas estavam a tentar puxar para a rua e que não estavam a conseguir devido à existência da grelha.

Aqui ficam as fotos deste SUPER insecto…














Consultada a internet para ver que espécie de insecto se tratava, parece tratar-se de uma Acherontia Atropos, vulgarmente designada de borboleta caveira, que segundo algumas fontes de informação, também parece não ser prejudicial para as abelhas, mas que vê nas colmeias uma boa fonte de alimentação.

Em suma… Só me falta apanhar um urso a comer nas minhas colmeias!!!!


Saudações Apícolas!!

1 comentário:

  1. boas amigo eu também não sei o que será melhor ou pior se é com grelha ou sem ela

    ResponderEliminar