domingo, 27 de janeiro de 2013

UMA TARDE DE ABELHAS EM TOMAR



Participei ontem numa atividade desenvolvida pela Associação de Apicultores do Centro de Portugal que se realizou na Mata dos Sete Montes em Tomar, cidade onde está igualmente sedeada esta associação.

Do programa da atividade, que tive oportunidade de conhecer através do blogue Monte do Mel, constava a exibição do documentário “Rainha do Sol – O que é que as abelhas nos estão a dizer?”, seguindo-se um momento de tertúlia entre os apicultores.


Tendo em conta a proximidade regional do evento, decidi participar tendo em vista três objetivos, nomeadamente:
1 - Interesse na visualização do documentário;
2 - Conhecer a associação que fica mais perto da minha localização;
            3 - Contato com apicultores para troca de experiências;

Os objetivos foram totalmente alcançados!!

A ação contou com a participação de mais de meia centena de participantes (sócios e não-sócios), que encheram a sala para assistir à exibição do documentário, que tem a sua versão original em inglês, mas que um jovem associado teve a amabilidade de traduzir e legendar, facilitando a perceção a toda a plateia.

O documentário é um excelente trabalho que aborda os principais problemas da apicultura nos Estados Unidos, mas que naturalmente se pode extrapolar para a realidade nacional e mundial.

O documentário centra-se no desaparecimento das abelhas e nas graves consequências que essa situação provoca na sustentabilidade mundial, tendo em conta a sua relação direta com a produção agrícola.

Os principais fatores subjacentes ao desaparecimento das abelhas estão bem identificados no documentário, sendo feita referência aos seguintes:
                - Produção em sistema de monoculturas;
                - Utilização de pesticidas na agricultura;
                - Manipulação genética de espécies agrícolas (transgénicos);
                - Sanidade Apícola (especialmente a varroose);
                - Manipulação de rainhas (vitalidade vs durabilidade);
                - Controlo da enxameação;

Retive uma expressão do documentário que refere que os apicultores deveriam ser substituídos por “cuidadores de abelhas”, com a qual estou de acordo, se pensarmos na forma como a apicultura se está a desenvolver atualmente…

Em suma, um documentário importante, que recomendo a todos os apicultores e cuidadores de abelhas, que nos faz refletir em algumas das práticas atualmente em uso e no contributo que damos, às vezes inconsciente, para que as abelhas desapareçam.

Após a exibição do documentário, o Presidente da Associação dedicou algum tempo às temáticas abordadas, recordando aos presentes a necessidade de um maneio adequado e ambientalmente responsável.


Quanto ao meu segundo objetivo, foi também conseguido, já que me foi possível conhecer o Presidente da Associação de Apicultores do Centro de Portugal (Sr. Ildebrando Ferreira), com quem tive o gosto de falar sobre a associação e sobre a apicultura.

Com a participação no evento foi ainda possível contatar com outros apicultores mais experientes, que me vão sempre ensinando alguns truques e dicas, que espero de futuro venham a ser bastante úteis no desenvolvimento da minha atividade.

Fica também o registo de alguns amigos que foi possível reencontrar nesta ação e que se conheceram noutras paragens, com quem tive o prazer de conversar, ao mesmo tempo que ia degustando uns fabulosos produtos elaborados com mel.

Voltei a provar hidromel... Começo a ficar mais familiarizado com a bebida… Ainda me vou tornar especialista!!!

Felicito a Associação de Apicultores do Centro de Portugal pela ação desenvolvida e agradeço a oportunidade que me deram de poder participar, desejando os melhores sucessos para a associação e para todos os apicultores que a compõem.

Saudações Apícolas!!