segunda-feira, 28 de abril de 2014

BOAS NOTÍCIAS

Depois do último post, em que as coisas pareciam estar bastante complicadas, a visita deste fim de semana veio tranquilizar-me relativamente aos desdobramentos realizados em Março.

Afinal os desdobramentos resultaram, estando as rainhas já em postura regular numa colmeia com 3 quadros e outra com 4 quadros de postura.

A sorte destas matriarcas (e a minha!) é que os desdobramentos já se encontram em ninhos com 10 quadros, o que lhes permite desenvolver bastante postura, sem que se sintam limitadas no espaço.

Não há como rainhas novas.... :)

Foi também possível observar uma boa quantidade de reservas já constituídas e bastante entrada de pólen.

A colmeia dadora, que também parecia ter ficado zanganeira, já tem a rainha em postura e as coisas estão normalizadas também nesta colónia.

Em suma, parece que a visita que me deixou preocupado foi prematura e possivelmente já havia rainhas nos desdobramentos, mas que ainda não se encontravam em postura ou estavam em fase final de fecundação.

Já no que se refere à colmeia dadora... Depreendo que a rainha tenha parado a postura devido às minhas intervenções na colónia.

Quanto ao primeiro e único enxame capturado este ano, apesar de lhe ter tirado um quadro com postura do dia para tentar salvar um dos desdobramentos, que o podia ter enfraquecido, as coisas estão a correr bastante bem, existindo já 3 quadros com postura e já começa a faltar espaço no núcleo. Está claramente a pedir para ser mudado para um ninho de 10 quadros.

Enfim... Tudo normalizado!!

Algumas das restantes colmeias receberam mais uma meia-alça, dado que a primeira está quase repleta de mel e eu não quero que elas percam tempo.

Começa nesta altura a faltar-me material para continuar o desenvolvimento da atividade... Uma preocupação importante, tendo em conta os preços praticados no mercado para todos os artigos relacionados com o setor apícola.

Entretanto, como as temperaturas ontem subiram um pouco, o meu "espaço isco" já começou a ser visitado novamente pelas abelhas, pelo que a manterem-se temperaturas agradáveis, tudo leva a crer que em breve chegará o 2º enxame do ano.

Aqui fica o registo...



Saudações Apícolas!!

2 comentários:

  1. Olá Rodrigues.
    Esse teu episódio fez-me lembrar o meu do ano passado em que dei por perdido 2 enxames que decidiram mudar de rainha já no outono. Quando já não tinha quase esperança nenhuma, eis que me aparecem 2 rainhas com uma postura fantástica. É apenas uma questão de respeitar os tempos delas e não os nosso :P
    Saudações
    Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís

      Obrigado pelo comentário.

      Efetivamente há que respeitar os tempos das nossas amigas.

      Aprendi com o sucedido.

      Abraço

      Saudações Apícolas!!

      Eliminar