segunda-feira, 7 de abril de 2014

FINALMENTE… CHEGOU O 1º ENXAME DA ÉPOCA 2014!!


Após a chegada da Primavera hoje foi efetivamente o primeiro dia digno dessa estação do ano, com o sol a mostrar-se e com a temperatura a começara a subir, o que obviamente se traduz em condições propícias para a enxameação.

Como já tinha referido num post anterior, desde acerca de dois meses que tenho tudo pronto para a época da enxameação, com os meus “iscos” colocados no barracão onde guardo o material apícola que não se encontra ainda em utilização.

Não há segredos, nem técnicas especiais…. Basta apenas uma caixa já usada, bem impregnada de própolis e um quadro já usado com pólen e mel, para que as nossas amigas decidam eleger aquele local como ótimo para fazerem uma nova “casa”.

Hoje cerca das 15H00 recebi a tão desejada chamada telefónica dando a notícia que tinha chegado um enxame.

Ao final do dia lá fui eu verificar o que tinha chegado, já que os meus pais desta vez não se aperceberam do momento inicial da sua chegada, para perceberem a sua dimensão, tendo assistido apenas ao final da acomodação.

O enxame que chegou hoje tem cerca de 2 kg de abelhas e dá para encher três quadros, tendo sido colocado num núcleo de roofmate para que se desenvolva um pouco, esperando passá-lo depois para uma caixa definitiva.











 









Ao princípio da noite, com as abelhas já todas acomodadas no núcleo, o mesmo foi colocado no local definitivo, esperando que evolua rapidamente.

Ontem inspecionei os desdobramentos realizados e pude verificar que ainda não há postura, nem consegui encontrar as rainhas, estando no entanto os alvéolos já bem limpos e brilhantes, prontinhos para que a rainha inicie o seu trabalho.

Como pelas minhas contas as rainhas nasceram nos últimos dias de Março, não há que desesperar, dado que devem estar quase a sair para fecundar, aproveitando as boas condições climatéricas que se esperam durante a próxima semana na Lezíria.

Voltarei a inspecionar estes desdobramentos em breve para ver se foram bem sucedidos ou se tenho colónias zanganeiras….

Saudações Apícolas!!

4 comentários:

  1. Caro Rodrigues, há já algum tempo que acompanho o seu blog com os registos da sua atividade apícola.
    Eu sou apícultor há 2 anos, comecei com um enxame oferecido por um amigo, neste momento tenho 10, este ano 7 para produção de mel e três para fazer experiências com criação de enxames e rainhas....ainda com pouco sucesso.
    Este ano também já capturei um enxame, numa das armadilhas que costumo distribuir pelos meus terrenos.
    Podemos utilizar este espaço para trocar algumas experiência.

    Abraço,

    Jorge Casanova
    Barqueiros, Barcelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Casanova
      Agradeço o seu simpático comentário.
      Relativamente à atividade apícola, ambos começámos mais ou menos na mesma altura, dado que também eu sou aprendiz de apicultor faz pouco mais de 2 anos.
      O meu efetivo está ao nível do seu, mas confesso-me um pouco mais atrasado relativamente às experiências com as nossas amigas.
      Apenas este ano tentei efetuar os primeiros 2 desdobramentos, que ainda estou a avaliar se tiveram sucesso...
      Sobre a partilha e a troca de experiências, eu particularmente vou utilizando este meio, mas estou completamente disponível para receber contributos, vivências e experiências de apicultores experientes e menos experientes.
      Continuação de boas capturas e sorte nas operações com os
      seus "enxames de laboratório".

      Abraço.

      Saudações Apícolas!!

      Eliminar
  2. boa tarde, tenho seguido este blog , verifico que se pode aprender algumas coisas uns com os outros.
    comecei á cerca de um ano, tenho 7 enxames, este ano já vou tentar tirar algum mel, vê-se que trabalham com muita força, algumas alças estão cheias de mel, vamos a ver como corre.
    tenho que investir no material para extrair o mel, mas é tudo muito caro, nem sei com fazer, tenho procurado material usado mas não á, tem muita procura.
    tive a sorte de já ter apanhado dois enxames este ano, com cerca de 4 a 5 quadros de abelhas cada.
    ainda não comecei nas experiencias, pode correr mal e lá se vao as nossas amigas.

    Boa Sorte

    Igor Dias

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igor Dias

      Obrigado pelo seu comentário.

      Felizmente tem havido muita aderência à apicultura nos últimos anos e nós somos a prova desse significativo crescimento.

      Para um apicultor com um ano está muito bem e tem um efetivo quase igual ao meu que só tenho mais um ano de atividade.

      Sobre a sua intenção de realizar a primeira cresta, apenas o posso aconselhar a ter algum cuidado para que não deixe as colónias sem reservas para passarem bem o inverno. Muitas vezes esta situação é ignorada e depois verificam-se perdas significativas nos enxames ou os mesmos têm de ser constantemente alimentados para que não se percam.

      Sobre o extrator... Eu tive a sorte de um colega me vender um tangencial (manual) que dá para 3 alças ou 6 meias alças e que serve para a minha dimensão. Era em segunda mão, mas veio em boas condições e após uma pintura ficou espetacular.

      Aconselho-o a deixar uma mensagem nos fóruns ou locais no facebook sobre apicultura, referindo que está comprador de um equipamento desses e pode ser que apareça algum vendedor.

      Também é importante que tenha já a noção da dimensão que quer ter na apicultura, é que o meu extrator serve para a dimensão que pretendo ter, mas se pretende crescer para além das suas atuais 7 colmeias, pode ser mais vantajoso adquirir um extrator a pensar no futuro.

      Relativamente às experiências com as abelhas, como já leu por aqui, só este ano o fiz por me sentir mais à vontade com as abelhas e por não ter comprometido o meu efetivo.

      Que todos os seus projetos se concretizem é o que lhe desejo.

      Saudações Apícolas!!

      Abraço

      Eliminar