terça-feira, 21 de abril de 2015

CAPTURA DO 2º ENXAME DE 2015

Foi com enorme alegria que ontem recebi uma chamada do meu pai informando a chegada de um novo enxame a uma das minhas caixas, que havia preparado em final de Março.

Infelizmente o tempo não tem ajudado para a saída de enxames, pelo menos na minha zona, com temperaturas baixas, dias de chuva e vento quase sempre forte.

Nos últimos dias as temperaturas subiram ligeiramente, o vento parou e voltámos a ter condições para que a enxameação aconteça daqui em diante.

As minhas caixas isca já vinham sendo visitadas pelas abelhas, sempre que o tempo as deixava sair, sendo de esperar que em breve começariam a chegar os enxames…

O primeiro enxame capturado nas caixas isca chegou ontem por volta das 13 horas, tendo-se feito notar fortemente, já que a “nuvem” era enorme e bastante ruidosa, segundo os relatos dos meus pais, que acompanharam a chegada.

Não demorou muito tempo até que todo o enxame tivesse recolhido à caixa isca, sinal de que a rainha não demorou a acomodar-se….



No final do dia, deixei o trabalho a voar e fui recolher este novo enxame.

Chegado ao local e observada a caixa, foi possível constatar que se tratava de um bom enxame.




Ao passar as abelhas da velha caixa isco para a nova moradia foi possível verificar que se tratava de um grande enxame, com cerca de 2,5 a 3 kgs de abelhas, que encheram por completo todos os quadros da caixa.

 
Curioso que, ao sacudir um dos quadros da caixa isco foi possível observar uma quantidade enorme de mel a saltar, o que não deixa de ser extraordinário para o pouco tempo que as abelhas passaram na caixa (cerca de 6 horas), o que significa que vinham bem abastecidas e certamente não vinham de muito longe...

Ao anoitecer, depois de todas as abelhas terem recolhido, foram colocadas em local definitivo, esperando que o seu desenvolvimento se faça de forma acelerada e que as ceras já puxadas que coloquei na caixa ajudem a contribuir para essa rápida evolução.

Boas capturas para todos.
 
Saudações Apícolas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário