quinta-feira, 2 de abril de 2015

UM ANO DEPOIS E… A TEMPORADA 2015 JÁ INICIOU!!

Em primeiro lugar quero apresentar as minhas desculpas aos seguidores deste blog pelo longo período de ausência, mas alterações profissionais forçaram-me a este interregno.

O tempo disponível para a actividade diminuiu drasticamente, mas a paixão pelas abelhas continua!

Em jeito de balanço, o ano de 2014 foi um ano francamente mau, com uma produção bastante baixa e em que a dureza do inverno, associado às minhas limitações temporais, reduziram o apiário a metade do efectivo.

Para além destas conclusões genéricas, há mais alguns aspectos que gostaria de salientar ainda sobre o ano 2014, nomeadamente:

1 - Os núcleos de wallmate não apresentaram o comportamento desejado, tendo em conta que os que foram utilizados não suportaram da melhor forma a “força” das abelhas, que os “roeram” fortemente, obrigando à sua substituição.

2 - Foi um ano com poucos enxames capturados, que na minha opinião se ficou a dever às questões climatéricas;

3 - Tomei contacto com abelhas extremamente agressivas, apesar de melíferas, que por cada visita que lhes fazia para acompanhamento da situação, me brindavam com várias ferroadas. Na última visita foram “apenas” 14 picadas no braço direito…. :( :(
Felizmente não sofro em demasia com a apitoxina, mas mesmo assim não me livrei de ter ficado com o braço todo marcado e bastante inchado.
Não percebo os motivos de tamanha agressividade destas abelhas e o que as “motiva” a atacarem “tipo chuva” contra mim…

4 – As colónias que tenho no apiário têm de ser bem acompanhadas no período de inverno para minorar as perdas, já que os invernos são bastante duros.

Tal como sugere o título deste post, a época 2015 já se iniciou, tendo arranjado algum tempo para preparar as caixas que ficaram vazias em resultado das perdas de inverno, bem como para derreter ceras velhas, de onde obtive uma broa de cera com cerca de 3 kgs, que servirá para trocar por cera nova moldada no fornecedor habitual.

Este ano continuarei com o isco habitual para apanhar enxames…. Ceras velhas!

No que se refere à colocação das caixas isca, também o espaço foi mudado para um outro local que me parece ser igualmente perfeito para o que se pretende… Veremos…

Mesmo sem ter as caixas isca devidamente preparadas, no passado sábado (28 de Março) já capturei o primeiro enxame do ano, uma pequena garfa que foi descoberta por um vizinho numa pernada de um chaparro e que estava não muito longe do meu apiário.

É sempre uma emoção…Ehehehe

Esta pequena garfa, com cerca de 1 kg de abelhas, já está a evoluir numa caixa núcleo, tendo usado ceras já puxadas que sobraram das perdas do inverno, para que a colónia se desenvolva mais rapidamente.

Lamentavelmente esqueci-me do telemóvel em casa e não pude registar o momento, pelo que fica para a próxima, que espero seja breve.

Entretanto, hoje já se verificaram visitas na nova localização das caixas isca e se as condições climatéricas se mantiverem, pode haver novo enxame ainda este fim de semana…

E assim vão as lides apícolas aqui pela Lezíria.

Saudações Apícolas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário