Tal como se previa, o novo enxame foi alojar-se no material que tenho armazenado num barracão, depois de lutas intensas que duraram cerca de 2/3 dias entre abelhas "batedoras".
O enxame chegou cerca das 13 horas, tendo os meus pais assistido ao "espectáculo"...
Mais uma vez perdi a chegada das abelhas, mas a grande nuvem deixou assustados os meus pais e um vizinho que se aperceberam da sua entrada no espaço.
Afinal de contas também não era dificil perceber a sua chegada, já que o enxame foi pouco "discreto" e segundo os relatos dos meus pais e do vizinho, fazia um barulho impressionante e provocou sombra à sua passagem, tendo tapado completamente o sol... "Ficou tudo escuro como se fosse noite" diziam eles!!
As abelhas "colaram-se" a uma tampa de agasalho, dado que o buraco se encontrava aberto, tendo sido fácil colocá-lo na caixa definitiva, que levou quadros com ceras novas.
A operação não foi tão rápida como o desejado, dado que o enxame era grande e houve muitas abelhas que levantaram aquando da transferência, tendo-se espalhado pelo diverso material que se encontra armazenado no barracão, que por ser usado ainda cheira a mel, apesar de ter sido todo limpo.
Fica o video que mostra a acomodação do enxame na caixa definitiva...
Entretanto ontem já chegaram mais abelhas batedoras ao local e estou em crer que ainda consigo tirar lá mais um enxame este ano!!
Saudações Apícolas!!
.... Parabéns ekekeekk
ResponderEliminarSaudações Apícolas
Dário
Fantástico João , Como vê eu não me enganei lol
ResponderEliminarTem ai um enxame enorme , um exelente enxame Primário .
Parabéns e um abraço ;)
Bem ai para esse lado enxames é o que não falta..
ResponderEliminarÉ mesmo de Santarém?
Eu trabalho em Santarém e nem imagina que havia tanta coisa dessas por aqui :)
Abraço
Daniel Caetano
Daniel
ResponderEliminarSou de perto de Santarém!
Mas a zona da lezíria, como com certeza sabe, não tem apenas campos de agricultura, também tem muita floresta em zonas de interior e mais afastadas do Rio Tejo!
Existe muita charneca ribatejana, com eucalipto, sobreiro, pinheiro, entre outras espécies...
A zona da lezíria é óptima para as abelhas e há de facto muitos enxames.
A título de curiosidade, posso dizer-lhe que conheço um apicultor que este ano já consegui apanhar mais de 80 enxames e ainda estamos a meio de Maio...
Saudações Apícolas!