segunda-feira, 17 de março de 2014

UM FIM DE SEMANA DE ABELHAS


Finalmente o bom tempo, em que apetece andar na rua e realizar atividades de ar livre, onde se incluem as relacionadas com a apicultura.

Apesar da subida das temperaturas, que na semana passada rondaram os 22º/23º, ainda não saboreei o gosto da captura de enxames este ano, embora já tenha lido relatos de apicultores que os conseguiram obter na zona da Lezíria do Tejo.

No entanto, a enxameação já aí anda e há que estar preparado para ela, pelo que há trabalho a fazer, nomeadamente a construção de alguns núcleos para que os novos enxames capturados se possam desenvolver, bem como colocar algumas caixas isco, que serão instaladas estrategicamente.

Assim, no sábado fiz mais alguns núcleos em wallmate/roofmate, que continua a ser um material barato e de fácil utilização. Cada placa dá para executar dois núcleos, incluindo a respetiva tampa.

Espero este ano poder utilizar esses núcleos para os primeiros enxames, sendo certo que assim que as colónias apresentem um bom nível de desenvolvimento, serão imediatamente transferidas para as normais caixas de madeira.

Tenho lido algumas experiências de utilizadores desse material para a execução de núcleos e até de colmeias, com resultados quase sempre satisfatórios, pelo que vamos ver como corre essa experiência no meu caso.

No domingo foi dia de dar mais um passo importante nas minhas técnicas de maneio…

Fiz o meu primeiro desdobramento!!

A colmeia desdobrada foi a que teve um acidente no dia de Natal, tendo-se virado com o vento.

Esta colmeia tem-se revelado uma autêntica surpresa, dado que após o acidente, evolui de uma forma extraordinária, apresentando-se repleta de criação, que já estava a ocupar ninho e sobreninho.

Suspeito que aquele enxame tenha produzido uma nova rainha, tal é a força que apresenta.

O desdobramento foi feito pelo método da orfandade, tendo colocado no núcleo um quadro com criação fechada, um quadro com criação do dia, dois quadros com mel e pólen, bem como um quadro com uma folha de cera estampada.

Este quadro com cera estampada foi colocado propositadamente vazio para dar trabalho às abelhas até que a nova rainha esteja em condições de iniciar postura.

Não sei se foi a melhor opção, mas vamos ver como corre…

Utilizei um dos núcleos que construi em wallmate e que foi colocado no local da colmeia dadora, tendo essa sido deslocada para outro espaço. Assim garantirei que esse núcleo continue a ter operárias a trazer o que a nova colónia precisa.


Agora é dar tempo ao tempo e esperar para ver se a minha primeira experiência será bem sucedida.

Dei uma volta por algumas colónias que me parecem estar muito boas e com um arranque forte, mas vamos ver como correm as coisas este ano.

Pelos menos o gado já anda nos pastos a colher o que vai havendo disponível.

Algumas fotos de uma abelha a trabalhar numa flor de jardim…


 













 Saudações Apícolas!!

4 comentários:

  1. Boas,

    Rodrigues, é preciso ter cuidado com esse núcleo, que, pelo que percebi, ficou no sitio da colmeia original. Pode-se dar o caso de, até ao inicio da postura da nova rainha, as obreiras encham os quadros existentes de pólen e mel, depois a rainha fica sem espaço para dar inicio à postura. Fica com o núcleo bloqueado.
    Digo isto porque já me aconteceu o mesmo!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luí Moreira, boa tarde!

      Obrigado pelo seu comentário que me deixa de alerta sobre a situação deste núcleo. Deixei um dos quadros apenas com cera estampada, já para as obrigar a trabalhar, antes de colocarem mel ou pólen... Hoje havia muitas abelhas agarradas ao núcleo pela parte de fora, mas não sei o que poderá significar... Falta de espaço?? Inadaptação à nova casa? Vamos ver como corre....

      Saudações Apícolas!!

      Eliminar
    2. Boa noite,

      As abelhas agarradas podem mesmo querer dizer que pode haver falta de espaço. É uma questão de com cuidado, levantar a tampa e ver a ocupação interior.
      Em relação ao possível bloqueio, deve ter em conta que, a nova rainha só estará pronta para iniciar postura cerca de 3 semanas após o desdobramento. Nesse espaço de tempo, e havendo floração disponível, as abelhas acabam por encher uma alça de mel.

      Boa sorte!
      Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Luís Moreira,

      Obrigado pelas dicas.

      Hoje ou amanhã já vou conseguir analisar a situação convenientemente.

      Saudações Apícolas!

      Eliminar