Confesso que estou ansioso para que o tempo melhore para poder abrir as minhas caixas e verificar a evolução dos enxames, sobretudo dos enxames capturados este ano.
Entretanto tive a oportunidade de viajar até à ilha da Madeira, que obviamente recomendo a todos, dada a sua beleza natural, as suas paisagens deslumbrantes e o bom clima que se faz sentir.
Naturalmente que agora a cada viagem que faço estou particularmente atento às abelhas, procurando sempre caixas ou algum material que indicie sinais de actividade apícola. Preocupo-me igualmente em verificar se existem abelhas a trabalhar e tento seguir os seus movimentos.
Nesta minha viagem à ilha da Madeira fiquei surpreendido com as observações efectuadas no que respeita à apicultura, senão vejamos....
Numa ilha que tem tantas encostas com boa exposição solar, com tantas plantas, com tantas flores, como é possível que quase não existam abelhas???
Pois é, de facto as abelhas são muito poucas na ilha da Madeira!!
Gostaria de perceber a falta de abelhas tendo em conta o contexto natural da ilha, mas que eventualmente se pode explicar pelas sempre amenas temperaturas... A ilha tem temperatura média anual a rondar os 20º a 22º... Será esta a principal razão??
Será que se deve à aplicação de pesticidas nas culturas praticadas na ilha??
De facto com as pessoas com quem falei todos disseram não existirem muitas abelhas na ilha, nem muitos apicultores... Porque será??
Apesar de não ter sido possível contactar nenhum apicultor, pude registar algumas abelhas...
Começo por mostar as abelhas que mais se vêem nas plantas da ilha, que não são abelhas de mel, mas uns grandes zangões que se podem observar também no continente.
Relativamente a abelhas de mel, apenas pude encontrá-las numa ocasião, no Jardim Botânico (Funchal) a trabalhar nas flores de uma espécie de catos, bem carregadas de pólen, pelo que deixo as imagens...
E para ser fiel ao trabalho de campo realizado na ilha da Madeira, há ainda que revelar a localização de um enxame, que se encontra precisamente num edifício no Parque das Queimadas, perto de Santana... Não é seguramente um enxame grandioso, mas ao ver as abelhas a entrarem junto a um barrote que sustenta o telhado, recordei alguns ensinamentos que tenho recolhido no forum dos forumeiros, de alguém muito experiente, que ensinou a técnica do "funil de rede" para retirar o enxame... Obrigado Sr. Adriano!! Até já estava a ver a "coisa" montada.... rsrsrsrssrsr
Devo dizer que este era sem dúvida um desafio e tanto, dado que o telhado está a cerca de 4/5 metros do solo, mas com certeza se estivesse a viver na ilha não perderia esta possibilidade de tentar capturá-lo, depois de obtida a respectiva autorização por parte do proprietário do imóvel.
Como o espaço estava fechado, não foi possível aceder ao interior, mas das duas uma... O enxame ou está na parede ou está no forro do telhado, que parece existir no edifício!!
Aqui fica a dica... Pode ser que algum apicultor madeirense se interesse por apanhar este enxame!!
Caso essa captura se concretize, gostaria apenas que o colega apicultor me informasse como decorreu a operação e qual a dimensão do enxame... Ah e já agora que pagasse uma poncha na minha próxima visita à ilha da Madeira!!! Rsrsrsrsrs
Aqui fica o registo das minhas observações apícolas na ilha da Madeira!
Saudações Apícolas
Realmente não existe assim muitas abelhas, mas também não viste bem.
ResponderEliminarPosso te dizer que a nível de flores que elas possam recolher o néctar e pólen não existe assim grandes quantidades ( normalmente só se consegue fazer uma cresta por ano, no meu caso em Setembro.
Já existiram mais apicultores, mas devido à doenças e falta de informação sobre como as tratar, estes têm diminuído( veja-se o caso do meu pai, em meados de 90 tinha uns 80 enxames e agora está reduzido a 2). E temos o problema da temperatura, que como dizes é amena o que pode constituir um verdadeiro problema para o controle da varroa.
Mas posso garantir que ainda existem alguns apicultores que apostaram na formação e estão no bom caminho, como é o caso do Sr Carlos Pestana - https://www.facebook.com/profile.php?id=1093658817
Cumprimentos
João
ResponderEliminarAgradeço o interesse e cuidado na resposta dada a algumas dúvidas que coloquei sobre a apicultura na ilha da Madeira.
Antes de viajar ainda procurei na internet apicultores na ilha mas não encontrei nada, pelo que agradeço a dica sobre o Sr. Carlos Pestana.
Mais uma vez obrigado!
Saudações Apícolas!!
Fico contente de ter podido ajudar
ResponderEliminarAdriano
Existem apicultores na ilha da Madeira.
ResponderEliminarMas a verdade e que não são muitos.
Boa tarde Sr. Virgilio!
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário.
Fiquei com essa impressão quando visitei a ilha!
Saudações Apícolas!!
Na realidade e conforme acima referido o numero de apicultores são poucos, devido a vários factores: fraco conhecimento sobre prevenção/combate e maneiras de contágio das doenças, aplicação dos respectivos tratamentos, prazos de segurança .... tudo isto levou á mortandade das abelhas e ao roubo entre apicultores.
ResponderEliminarA Sanidade Apícola, recuperação de ceras, selecção de rainhas para melhorar o sistema imunitário da abelha e outros temas são essenciais para os apicultores e cruciais para a sobrevivência das nossas amigas.
Nestes últimos tempos noto um grande interesse em pessoas adquirirem colmeias, visto ser ao que chamamos ganho rápido, aconselho que tenham noções básicas de apicultura, desde implantação de apiários e especialmente sanidade apícola...o resto vem com tempo.
Poderão visitar albuns sobre apicultura no Facebook em Carlos Pestana.
Sr. Carlos Pestana!
ResponderEliminarObrigado pelos seus esclarecimentos sobre a apicultura na ilha da Madeira e parabéns pela página no facebook!
Obrigado pela atenção.
Saudações Apícolas!!