domingo, 13 de abril de 2014

A COISA COMPLICA-SE….



Hoje foi dia de inspecionar os desdobramento realizados em meio de Março e do enxame capturado na semana passada e as coisas parecem estar a complicar-se…

Se há coisa que detesto na apicultura…. É mesmo colmeias zanganeiras!!!

Pois é, passado sensivelmente um mês sobre os meus primeiros desdobramentos, parece que fiquei com três colmeias zanganeiras… A dadora e os dois desdobramentos!!!

Não há sinal de postura em nenhuma colónia, o que me deixou profundamente frustrado.

Afinal porque não vingaram os desdobramentos??

As causas que vejo como mais prováveis prendem-se com a instabilidade climatérica que se verificou no final de Março e início de Abril, que pode não ter permitido a fecundação atempada das rainhas… Ou então, quando saíram para fecundar, foram “catadas” por algum predador… Enfim, fica a dúvida!

Mas o mais estranho foi a colmeia dadora ter ficado sem rainha…

Será que a matei nas operações de retirada de quadros??

Será que como havia mestreiros de enxameação, que usei para o segundo desdobramento, a rainha foi embora mesmo depois de ter retirados os quadros onde estavam os mestreiros??

Tantas dúvidas!!

Como dizia aquele célebre filósofo…. “Só sei que nada sei!

A única situação positiva é a evolução do enxame capturado na semana passada, onde foi possível encontrar a rainha, que já está em postura.

Como ando virado às experimentações…Dos dois quadros que havia com postura, no enxame capturado a semana passada, um deles foi colocado num dos desdobramentos, para ver se conseguem puxar uma rainha.

Vamos ver como corre, mas com a “sorte” que tenho nos enxames zanganeiros, creio que vou mesmo ter de juntar colónias para não perder abelhas…

Que venham dias melhores….

Saudações Apícolas!!

5 comentários:

  1. Boas,

    Também eu já tive a minha dose de enxames zangareiros!
    Acho que cheguei a experimentar de tudo um pouco, desde sacudir as abelhas e colocar quadro com criação recente, inserção de alvéolos reais devidamente protegidos.
    Até que em algum lado (não me recordo a fonte), li que alguém havia experimentado proceder a substituição da larva existente nas células reais dos enxames zangareiros por jovens larvas de um outro enxame (não zangareiro).
    O que é certo é que experimentei, resultou. Já voltei a repetir o procedimento mais 2 ou 3 vezes e sempre resultou. Apartir dessa altura, nunca mais me preocupei em andar com colmeias às costas para as sacudir... Uma simples transferência de larvas resolve o problema.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Moreira

      Agradeço o seu comentário.

      Não conhecia essa técnica/solução, mas se a coisa persistir vou experimentá-la.

      Obrigado pela dica. :)

      Abraço.

      Saudações Apícolas!

      Eliminar
  2. Bom dia Rodrigues,

    Quanto ao que descreve o problema não é seu, é mesmo das abelhas, elas não estudam pelo mesmo livro que nós. :) :) :)

    Vou deixar aqui algumas experiências minhas relativamente à captura de enxames, posterior maneio e desdobramentos:

    O ano transato capturei 7 enxames, e por mau maneio perdi mais de metade deles, cometi imensos erros e aprendi da pior forma, com a experiência.

    Este ano estou a proceder de forma diferente, após as asneiras e com alguma leitura:
    1.º após a captura de um enxame desloco-o para o apiário final;
    2.º No 2.º dia alimento o enxame, duas hipoteses, 1.ª com alimento comprado; 2.ª com açúcar, 1Kg de açúcar, 800cl de água;
    3.º Também no 2.º dia faço o tratamento contra a varroa, não sei de onde vêm as abelhas..e como não tenho condições para apíario de quarentena todo o cuidado é pouco;
    4.º Após uma semana verifico, as reservas de alimento e postura da rainha, se necessário reforço a alimentação, quase sempre reforço.
    Este procedimento faz com que o enxame se estabeleça mais rápidamente.

    Este ano capturei 5 enxames e estou a proceder como disse acima, os resultados para já são bons, muita postura das rainhas e boas reservas de alimento (fornecido por mim). Um outro cuidado que estou a ter é não enfraquecer os enxames, o Rodrigues disse que tirou um quadro com criação para socorrer outro enxame, o mais provável é prejudicar os dois. A minha justificação para este facto é a seguinte: um enxame capturado pode levar até 25 dias para ver nascer a primeira abelha, 4 a 5 dias para a rainha iniciar postura e 21 dias para nascer as primeiras obreiras, ao se retirar, de um enxame recém capturado, criação vamos diminuir a população, mas essa diminuição só se vai notar 1 mês depois, pois muitas das abelhas que chegaram com o enxame morrem por velhice e há poucas novas para as substituir....a ajudar a isto após o mês de maio, na minha região, Barcelos, o alimento disponível diminui e com temperaturas altas as rainhas diminuem a postura....logo os enxames ficam muito fracos para o inverno, acabam por morrer ou mesmo que sobrevivam levam muito tempo a recuperar na primevera e acabam por não produzir nada.
    Dos 7 enxames capturados 4 morreram, um deles ficou com vários quadro de ninho com mel, de uma outra colmeia, e este ano já coloquei a 4.ª alça, ou seja a alimentação extra fez com que o enxame se desenvolve-se bem, os outros dois que lutaram por meios próprios só agora coloquei a 1.ª alça, daqui já se vê o prejuizo do meu mau maneio.

    Quanto aos desdobramentos.

    Eu no meu apiário estou a "trabalhar" da seguinte forma:

    1.º destinei 7 enxames, agora seis, para produção de mel e destes não faço qualquer desdobramento, por meu entender e da experiência do ano anterior um desdobramento nesta altura do ano leva a que estes não produzam nada, pois em vez de um enxame forte ficamos com dois enxames fracos e acabam por não produzir nada. A estes enxames tento colocar sempre alças atempadamente para que estas não enxameiem por falta de espaço, mas mesmo assim podem enxamear....

    2.º tenho três enxames para experiências, uma criadeira de 15 quadro para fazer desdobramentos e dois enxames para fornecer criação para enxames produtores de mel em caso de algum azar ou fornecer criação para os novos enxames capturados, ou desdobrados, eu aqui aplico a regra de ajudar os mais fortes e não os mais fracos, eu sei que isto vai de encontro à nossa natureza humana de fazer exatamente o contrário ajudar os mais fracos, mas penso que com as abelhas ajudar as mais fortes a serem cada vez mais fortes resulta.

    Continua...

    ResponderEliminar
  3. 3.º Desdobramento tradicional
    Ao fazer um desdobramento uma das colmeias fica com a rainha, a outra terá que criar uma, a que fica com a rainha em príncipio nada de mal acontece a não ser ficar mas fraca, no seu caso pode ter acontecido um acidente, pode ter parado a postura por algum tempo....uma colmeia pode parecer estar zanganeira por não ter ovos, mas só temos a certeza que está quando vemos ovos das obreias, até isso acontecer devemos aguardar, como fez o desdobramento o enxame ficou com menos população, logo menos entrada de alimento e a rainha pode diminiu ou suspender a postura...procure a rainha pode estar lá.

    Quanto à segunda colmeia vai puxar um mestreiro e a jovem princesa terá que ser fecundada, aqui muita coisa pode correr mal, mau tempo, predadores, princesa defeituosa.....

    Os desdobramentos fazem com que as abelhas puxem um mestreio de emergência, muitas vezes sobrevivem as mais fracas, vasta pensar assim: se um grupo de abelhas seleciona um ovo para iniciar nova rainha e outro grupo seleciona uma larva com quatro dias(contados desde a postura do ovo), a primeira seria melhor rainha, mas a segunda vai nascer primeiro e vai destruir o mestreiro da primeira...sobrevive a mais fraca....para dividir enxames uso a criadeira, na criadeira induzo as obreiras a pensar que a rainha está fraca, velha e elas iniciam o processo de substituição, aqui criam bons mestreiros, pois não são de emergência, darão boas rainhas, quando o mestreiro está fechado transfiro para núcleo de 3 quadros para fazer a fecundação, juntamente com abelhas da própria criadeira, este processo faz com que em 8 a 10 dias tenha postura. No início de março fiz a primeira experiência com esta técnica e neste momento 45 dias após o enxame que iniciou com apenas um quadro de criação, o que tinha o mestreiro e as respetivas abelhas que estavam no quadro já está com 4 quadros de criação, já foi transferido para um núcleo de 5 quadro e dentro de uma ou duas semanas para uma colmeia. Não pretende que este enxame produza mel este ano, mas quero que chegue forte ao inverno para aproveirar a floração do eucalipto a partir de novembro.
    Já realizamos um segunda experiência tanbém com sucesso, os dias de chuva do início de abril atrasaram o processo.

    Este relato é apenas baseado em experiências realizados....espero melhorar ...mas as abelhas é que sabem!

    Bons enxames,

    Cumprimentos,

    Jorge Casanova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Casanova, bom dia.

      Agradeço o seu comentário e a disponibilidade para me mostrar a sua experiência.

      Efetivamente deixou-me a pensar sobre muitas coisas, sendo a principal a estratégia de maneio que devo seguir.

      Do que referiu há um aspeto que não contemplei... A eventual paragem de postura de uma rainha, que pode acontecer.

      Este fim de semana já vou reavaliar a situação.

      Foi com agrado que conheci a sua experiência de maneio.

      O meu forte agradecimento pela partilha aqui deixada.

      Abraço

      Saudações Apícolas!

      Eliminar