sexta-feira, 23 de março de 2012

2º Enxame

Ontem foi mais um dia especial...

Tal como tinha referido na mensagem anterior, no passado dia 21 de Março chegou um enxame a um dos cortiços que tinha instalado perto do apiário!!

Dado que não tinha todo o material necessário para transferir o enxame para uma caixa logo nesse dia, mas porque não queria deixá-lo adiantar muito dentro do cortiço, realizei ontem a transferência.

Devo confessar que foi mais fácil retirar o primeiro enxame que apanhei numa árvore, do que este que estava dentro do cortiço, ainda assim consegui realizar a tarefa com sucesso!

Ao levantar o cortiço deu para perceber que o enxame estava alojado na tampa, pelo que tive de realizar a operação de abertura com algum cuidado e sem grandes movimentos...



Depois de aberto o cortiço, transferi as abelhas que estavam agarradas à tampa para a caixa, que começaram de imediato a andar pelos quadros que estavam com ceras novas.

O pior foi que havia abelhas nas paredes do cortiço... Pelo que tive de tombar o cortiço e colocá-lo junto à entrada da caixa para ver se elas saiam, mas tal não aconteceu... Se calhar não esperei o tempo suficiente...

Resolvi então o problema com a vassoura, tendo sacudido as abelhas restantes para dentro da caixa.



Assim, consegui que a quase totalidade de abelhas tivesse ficado na nova "habitação", tendo tido o cuidado de colocar um alimentador, para ver se o enxame ganha mais força e se o seu desenvolvimento é mais rápido.



É curioso, que nem todas as abelhas ficaram na caixa, dado que algumas começaram a voar na altura da operação, tendo algumas ido para a caixa, mas uma quantas começaram a agarrar-se à oliveira que estava junto ao cortiço.

Resolvi então levar a caixa para o local do apiário, afastando-a cerca de 10 metros do local onde estava o cortiço, levei o cortiço para junto da caixa e no local onde estava o cortiço anteriormente coloquei uma outra caixa, para o caso de haver algumas abelhas que quisessem por lá ficar.

Provavelmente fiz mal não deixar lá a caixa onde coloquei o enxame, mas dado que a distância não é muita, espero que elas procurem a rainha e que se juntem à caixa onde está o enxame.

De resto, o 1º enxame capturado está a trabalhar, com entrada e saída de abelhas em grande número, o que me leva a crer que gostaram da nova "casa" e que as coisas estão a correr normalmente.

Em suma, os primeiros dias de Primavera trouxeram 2 enxames, que espero se aguentem e que se tornem bastante fortes!

Espero que sejam os primeiros de muitos e de preferencia maiores, dado que estes dois apenas tinham cerca de 1,5 kgs de abelhas...

Gostava de apanhar um enxame dos grandes, daqueles que dá logo para encher uma caixa com 10 quadros... Eheheheheh

A esperança é a última a morrer!!

Saudações Apícolas!!


8 comentários:

  1. Pelas fotos esse enxame é pequenininho. Se tiver uma colonia forte e saudavel, ofereca-lhe um quadro de cria prestes a nascer e sem abelhas aderentes. A colonia forte nao se ressente e essas agradecem!

    Estas garfas sao melhores(quanto a rainhas) do que os grandes enxames pois trazem geralmente rainhas novas ao inves das velhas monarcas dos grandes enxames.

    Cumprimentos, abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o comentário!

    Sobre a solução apontada, tal não se verifica possível dado que estou a iniciar a minha actividade e a única caixa que tenho a trabalhar bem é do tipo lusitana, logo os quadros não são compativeis com a caixa reversivel usada para colocar este pequeno enxame.

    Tenho acompanhado a "situação" e continua a haver movimento, mas dado o baixo número de abelhas, vamos ver como evoluem... Provavelmente muito devagar!

    Saudações Apícolas!

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Parabéns é sempre 1ª emoção apanhar 1º enxame mesmo q seja 1ª garfa ekekekek
    No q se refere às rainhas destas garfas são novas - uma vantagem - como refere o amigo abelhasdoagreste

    - Para a próxima n deixe nada q atraia as abelhas para o local original(onde apanhou o enxame - a rainha esteve lá e como tal... mas passado algum tempo elas encontram o novo local)

    quanto ao procedimento - c cortiços assim vazios e só com abelhas - é do mais fácil que pode haver - com uma pancada seca "chapa" as abelhas dentro da colmeia que vai acolher as mesmas e claro verifica o cortiço se a rainha n ficou por lá mas pela reacção das abelhas logo vê..)com garfas é preciso fazer isto ao fim do dia pois são rainhas novas e às vezes virgens e podem resolver ir embora...)

    - quanto ao reforço proposto pode contornar essa questão do material - pode recortar um quadro com criação e amarrá-lo num quadro reversível (dá algum trabalho e cuidados) ou reforçar só c abelhas novas esse enxame novo exige muito cuidado para n levar a rainha do outro enxame...


    Abraço

    Dário

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Dário!

    Obrigado pelas dicas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR12 de abril de 2012 às 20:23

    Olá João , excelente captura :D
    A rainha já fecundou e encontra-se a fazer postura ?
    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  6. Samuel,

    Ainda não inspeccionei a colmeia... Continua a haver movimento de entrada e saída na caixa e já observei entrada de pólen o que é bom sinal!

    Dadas as condições climatéricas, não tenho aberto as caixas. Tem estado muito vento e as temperaturas estão baixas!

    Espero que no próximo fim de semana o tempo ajude para poder ver como estão a correr as coisas com os enxames... Sobretudo com o 1º e 2º, já que o 3º é recente e vou dar-lhes tempo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Samuel Rodrigues / Dc4eVeR14 de abril de 2012 às 21:06

    Se nesta altura continuarem a trabalhar e a meter pólen é porque a rainha já anda a fazer postura , para a próxima vez desejo-lhe que capture um enxame primário grande , dos melhores enxames que tenho foi um desses que capturei .
    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  8. Samuel

    Bem que gostava de apanhar um enxame primário... Vamos ver como corre depois de passar este tempo frio e chuvoso. Pode ser que tenha essa sorte!

    Abraço

    ResponderEliminar