segunda-feira, 5 de março de 2012

O Primeiro Problema

Hoje foi dia de ir ver as abelhas, dado que a última visita que tinha efectuado à minha colmeia tinha sido no passado dia 20 de Fevereiro para colocar a 2ª fase do tratamento contra a varrooa… Ou seja 2 semanas sem abrir a caixa!!
E a verdade é que fiquei profundamente satisfeito, tendo em conta o que vi… Mal destapei a caixa percebi imediatamente que as coisas se tinham alterado… e muito!!
Mesmo sem retirar os quadros era perceptivel um movimento forte em todos os quadros da colmeia, com muitas abelhas em cima dos quadros e agarradas à tampa que estava completamente propolisada.
Fiquei ainda mais satisfeito quando vi criação em todos os quadros, bem como mel e polén…
E aqui começam as grandes alterações… Mesmo os quadros 2, 3 e 9 têm criação em vários estados e bastante mel. Estes quadros eram completamente novos, não tendo sequer cera puxada.

Moral da história… A “coisa” parece estar a correr bem!
No entanto, surgiu-me imediatamente uma dúvida… Se os quadros (1 a 10) estão todos ocupados com mel, pólen e criação, para onde se vai expandir esta colmeia??
Parece haver problemas…
Vai daí… A opção que me pareceu mais adequada seria dar espaço à rainha para continuar a pôr ovos, o que implicava… UM DESDOBRAMENTO!!
E aí vou eu preparar o material… Caixa, quadros, tampa e telhado… Tive o cuidado de flamejar a caixa, dado que era nova… E aí vou eu devidamente equipado para proceder à operação que estava bem estudada através de informação recolhida no forúm e demais literatura.
Tentaria encontrar a rainha, que ficaria na “caixa mãe” e escolheria 5 quadros, dos quais 2 com mel e pólen e outros 3 com criação, para passar para a “caixa nova”, para que através do método de orfanização se pudesse criar uma nova rainha.
Tudo estava bem planeado e bem pensado, não fosse ter surgido um imprevisto de última hora, quando já estava a transferir o quadro das reservas para a “caixa nova”…
Então não é que o cabrão do quadro da “caixa mãe” era maior que a caixa onde devia caber??? Ehehehehe
FIQUEI FULO!!! Mas… aprendi à minha custa a diferença entre as medidas de caixas e fiquei a saber de cor as medidas das “ditas cujas”!!
Ou seja… A minha primeira colmeia está numa caixa tipo “lusitana”, com as medidas 43 X 43 e de altura tem 30 cm…. Já a “nova caixa” é uma caixa tipo “reversível” com medidas 43 X 43, mas com 24 cm de altura!!
Estes 6 cm fazem toda a diferença e implicaram uma mudança rápida de estratégia…
Se o espaço da “caixa mãe” está reduzido e como não pude fazer o desdobramento como queria, optei por colocar a “caixa nova” a fazer de sobreninho, dado que as medidas entre caixas são compatíveis e vamos ver o que acontece…



O que eu espero que aconteça é que as abelhas puxem a cera nova do sobreninho e que a rainha comece a fazer postura nessa “nova secção” tendo em conta a falta de espaço que existe actualmente.
Se as coisas correrem como espero, significa que vou depois poder tirar esse sobreninho e montar uma colmeia do tipo reversível, utilizando na mesma o processo de desdobramento através da orfanização, mas à partida vou levar os 10 quadros…
Vamos ver se a ideia resulta… é caso para dizer que “Quem não tem cão, caça com gato!”.
Para terminar… Apenas referir mais uma picada… Desta vez no nariz!! Parece incrível…Eheheh
Uma pequena aragem encostou a rede do chapéu ao nariz e óbvio que “uma amiga” aproveitou de imediato!!
A coisa não está feia, porque o ferrão foi retirado correctamente, ou seja… pela parte onde está espetado e não pela parte onde está o veneno!!
Tudo normal e não fiquei como o Batatoon…. Ehehehe
Saudações Apícolas!

Sem comentários:

Enviar um comentário